No contexto do Clube de Conversação (Nível B2/C1) do 1º semestre de 2015, realizamos uma unidade em torno da música pop na Alemanha. Nós nos perguntamos qual é o gênero de música de maior sucesso que representa atualmente a cultura jovem.

Essa pergunta não é difícil de responder, pois os rappers alemães lideram as paradas de sucesso na Alemanha. O que costumava ser malvisto, como música de qualidade inferior, com letras que não soavam realmente autênticas, é considerado pelos jovens de hoje em dia bastante relevante.

É inegável que os rappers alemães estejam no topo das paradas de sucesso da Alemanha. Além disso eles são atraentes, pois a galera na primeira fila dos shows canta junto todas as músicas. O hip hop é a nova cultura pop!

Festivais desse tipo estão ficando cada vez mais populares. O festival de hip hop alemão mais famoso é o Splash, que ocorre a cada ano em um fim de semana em julho. Estrelas do hip hop de todo o mundo estão representadas, mas, acima de todos os artistas, os rappers alemães atraem as multidões – se você quiser conseguir ingressos, tem que ser rápido.

Bandas de gangster rap como Haftbefehl, Bushido ou Genetikk, ou bandas que fazem uma mistura de rap e pop como Cro, Casper ou Materia, outras que abordam temas sociais e críticos, como Prinz Pi, Weekend e Edgar Wasser ou as lendárias bandas Samy Deluxe e Sido: o rap alemão é extremamente multifacetado – e com grande certeza satisfaz a todos os gostos.

foto_hip-hop2Cro é atualmente o artista mais bem-sucedido e faz os corações das adolescentes bater mais forte. Os dois álbuns gravados já se tornaram o hit número 1 na Alemanha. Ele ficou famoso pela sua máscara de Panda que sempre usa em público. Ninguém o reconhece sem máscara, assim ele pode aproveitar a atual fama tranquilamente. Por mais que o seu rosto não seja visível, as meninas se encantam com a sua maneira descontraída, doce e bem-humorada. Seu estilo de roupa causou um grande fascínio de modo que as jovens tentam imitá-lo. Essas meninas são chamadas de Cro-Girls, expressão bastante popular entre os adolescentes.

foto_hip-hop

Um outro rapper que atualmente está entre os TOP TEN hits é Marteria. Ele trabalhava como modelo e foi um jogador de futebol bem-sucedido. Claro, ele também é adorado pelas meninas. Suas músicas de maior sucesso são “Kids” e “Lila Wolken” um tipo de música que não sai da cabeça. Este último vendeu mais de 345 mil cópias. Em suas letras, ele gosta particularmente de se expressar a respeito da vida. Que a vida não é um puro prazer e o sentido dela tem que ser encontrado primeiro. Com a música “Kids”, ele tenta chamar a atenção para a injustiça da sociedade assim como o futuro incerto da juventude.

O hip hop alemão está tão na moda, que obscurece todos os outros estilos musicais. Nenhum outro gênero consegue entusiasmar tanto as multidões. Como isso pode ser explicado? Ele é autêntico e representa o modo de vida da juventude. Os rappers alemães não deixam que falem muito deles, mas revelam as suas opiniões abertamente em suas letras. Os jovens reencontram sua própria semelhança neles e podem muito bem se identificar com as letras.