Bons motivos para aprender alemão

Uma carreira global

Saber falar alemão melhora as chances de emprego em empresas alemãs no Brasil e em outros países porque ter funcionários com esses conhecimentos coloca empregadores com negócios globais em vantagem em relação a outras empresas.

Na Europa, o alemão é falado como língua materna em mais países e por mais pessoas do que o inglês, o francês, o espanhol e o italiano. Depois do inglês, o alemão é a segunda língua mais importante no mundo nas áreas do comércio, turismo e da diplomacia. Na Europa Central e no Leste Europeu, o alemão é a língua estrangeira mais importante.

Para fazer sucesso nos negócios

Saber comunicar-se em alemão com seus parceiros comerciais de língua alemã melhora a qualidade das negociações e aumenta as chances de de uma comunicação efetiva.

Para compreender melhor outras culturas

Aprender alemão signifca obter uma ideia da vida, dos anseios e sonhos das pessoas nos países de língua alemã com as suas sociedades multiculturais.

Para curtir obras de literatura, música, artes e filosofia

Alemão é a língua de Goethe, Kafka, Mozart, Bach, Beethoven e Hegel. Curtir suas obras na língua original proporciona uma sensação bem mais profunda e impactante do que as obras traduzidas.

Para estar no primeiro time da ciência e pesquisa

A Alemanha concede grande número de bolsas de graduação e pós-graduação no país. Jovens estrangeiros podem conseguir um visto de “working holiday” – esse programa encontra-se na fase da implementação entre o Brasil e a Alemanha -; e para profissionais de várias áreas, há facilidades especiais na obtenção de vistos de trabalho.

Para participar de programas de intercâmbio

Existem acordos de intercâmbio de estudantes do ensino médio e universitários entre a Alemanha e muitos países do mundo.

Para aproveitar mais as suas viagens

Quem sabe alemão traz impressões mais profundas e autênticas de suas viagens não somente a países de língua alemão, mas também ao Leste Europeu.

Para fazer sucesso trabalhando em turismo e hotelaria

Turistas de países de língua alemã viajam muito e para lugares longínquos; e, estando de férias, gastam muito mais do que turistas de outros países. E eles adoram serem recebidos por pessoas que falam alemão, inclusive guias turísticos.

Para estar no primeiro time da ciência e pesquisa

O alemão é a segunda língua mais importante nas ciências. Com sua contribuição à pesquisa e desenvolvimento, a Alemanha ocupa o terceiro lugar no mundo. Ela cede grande número de bolsas a pesquisadores estrangeiros.

Simplesmente, para curtir a beleza do idioma

Aprender alemão por puro prazer ou por motivos culturais, profissionais ou políticas. Saber falar alemão é útil em muitas áreas de interesse particular e nos hobbies (história, música, língua, cultura, esportes, pesquisa e ciências.)

Para conhecer a história dos seus antepassados

Nos últimos 400 anos, muitas pessoas da Europa Central migraram para a América do Sul. Seus descendentes costumam se interessar pelo país e a cultura dos seus avós e bisavós. Quem quer descobrir suas raizes e conhecer a pátria dos antepassados, dificilmente conseguirá fazê-lo sem falar alemão.

Por que não?

Sempre se deve ter um motivo? É simplesmente interessante conhecer línguas estrangeiras.

E por que não tentar mergulhar na variedade das línguas do nosso mundo? Novas línguas ampliam o nosso horizonte.

WhatsApp chat