Você sabe o que é plogging?

Salvar o meio ambiente enquanto se exercita. É isso que propõe o plogging, uma atividade sueca que mistura jogging (corrida, em inglês) com plocka upp (pegar coisas do chão, em sueco). O termo tem se consolidado na cultura sueca e se espalhado pelo mundo desde 2018. O plogging pode ser considerado o que especialistas em atividades físicas chamam de “treinamento intervalado”. Isso porque a rápida parada para resgatar um resíduo do chão vai diminuir o ritmo da corrida, mas vai aumentar o gasto calórico. É um exercício que pode ser tão eficaz quanto a corrida em si, e gastar cerca de 288 calorias em uma hora.

A ideia é do sueco Erik Ahltröm, que viveu 20 anos fora da Suécia e, quando voltou, encontrou um lugar que não reconhecia. “Quando eu mudei de volta para Estocolmo tinha tanto lixo, e ninguém estava pegando aquilo do chão. Então, eu resolvi começar uma mudança”, diz Erik. Ele começou a catar lixo no caminho de onde quer que estivesse se exercitando. O plogging virou uma atividade familiar, e acontece em qualquer lugar do mundo – especialmente ao redor de ambientes de água. De acordo com dados de 2018 da Fundação Keep Sweden Tidy (mantenha a Suécia limpa, em tradução livre), 80% do lixo que polui os oceanos, por exemplo, vem das faixas de terra. Se continuarmos assim, em 2050 vai haver plástico do que peixes no mar – a não ser que façamos alguma coisa agora.

Lixo gera mais lixo. Se um ambiente está sujo, a tendência é que as pessoas o sujem ainda mais. Mas, se está limpo, as pessoas têm mais vontade de mantê-lo limpo, reforça Erik, o inventor do plogging.

Neste video Erik conta tudo sobre plogging.

No dia 12 de março de 2023, às 8h30, a Embaixada da Suécia, a EUNIC Brasília, a Delegação da União Europeia, a UNESCO e a agência de Serviços de Limpeza Urbana do DF (SLU), convidam a população brasiliense para participar do Plogging – uma atividade de limpeza nos arredores do Lago Paranoá. Além de um movimento de limpeza coletiva, o plogging é um movimento de conscientização coletiva de preservação e conservação ambiental.

Estarão presentes no plogging a Embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen, o embaixador da União Europeia, Ignacio Ibanez e outros membros e diplomatas de vários países membros da Delegação da União Europeia e convidados. Também haverá presença de representantes do Escritório Internacional do Governo do Distrito Federal e da UNESCO Brasil, Organização Internacional do Trabalho e outras instituições convidadas.

A atividade é familiar e coletiva, e pretende mostrar que é possível e preciso cuidar do meio ambiente nos momentos de atividade esportiva. Os participantes vão receber um kit plogging com luvas, bonés e sacos biodegradáveis, e serão convidados a caminhar ou correr no trecho da Concha Acústica e, ao fazer isso, coletar os detritos que encontrarem pelo caminho. Ao final, o lixo será encaminhado pela SLU para ser corretamente descartado, e uma gravimetria (medição do tanto de lixo coletado) será feita no diz seguinte.

A Suécia está na presidência do Conselho da União Europeia durante o primeiro semestre de 2023, e a atividade será o pontapé inicial das atividades da EUNIC Brasília este ano, que tem como tema a Água. A EUNIC é o grupo de promoção cultural da União Europeia, com atividade em vários estados do Brasil. O apoio da UNESCO Brasil ressalta a importância do evento como ferramenta de promoção à cultura e à preservação ambiental.

O evento tem apoio e colaboração da CAESB, ADASA, Secretaria de Meio Ambiente do GDF e NOVACAP.