Alemanha | Direção: Melanie Lischker | Documentário | 78 min | 2021

9 de março | 18h30 | Auditório do Centro Cultural Franco-Alemão, sede da Aliança Francesa e do Goethe-Zentrum Brasília

O Goethe Brasília convida para a Mostra Internacional de Cinema, de 7 a 11 de março, de terça à sábado, nos auditórios dos Centros Culturais, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

O filme alemão que integra a mostra é o documentário “Imagens de (minha) Mãe” – Bilder (m)einer Mutter (título original), que será exibido no auditório da Aliança Francesa no dia 9 de março, as 18h30.

O documentário mostra a infância aparentemente normal nos anos 80, capturada em incontáveis fitas de vídeo. Uma família nuclear na qual todos desempenham seu papel. Mas há uma sombra sobre a vida cotidiana. O pai documenta com sua câmera, quase de passagem, como a mãe se torna cada vez mais uma sombra de si mesma entre o Natal e a festa da escola. Primeiro ela desaparece das gravações de vídeo, finalmente da vida familiar no seu conjunto. Com o filme, a diretora desafia sua família a quebrar os anos de silêncio em torno da perda de sua mãe. Um diário é encontrado e os velhos filmes Super8 do pai, nos quais a mãe ainda ria enamorada pela câmera. Mergulhamos na história de vida de Gabi, que como adolescente sonha longe de sua pequena cidade bávara e de seus pais antiquados. Apesar dos clichês revolucionários dos anos 70, o casamento permanece para o casal o único caminho lógico para a independência. Fragmentos da sociedade e da política mostram a vida política dominada por homens e aviões sem pilotos mulheres. Gabi luta para realizar seus sonhos enquanto seu marido faz uma carreira por si mesmo. A câmera acompanha a trágica vida de uma mulher que tropeçou no papel de mãe e nunca pôde realmente aceitá-lo.