No âmbito do Festival 25 Anos da Unidade Alemã, Goethe-Zentrum Brasilia e Embaixada da Alemanha, com apoio do SESC-DF, apresentam mostra de cinema alemão.

Programação (sempre às 19h30):

  • 29/9: Soul Kitchen
  • 30/9: Vento do Oeste
  • 1/10: Sputnik
  • 2/10: This ain’t California

Sinopses:

Soul Kitchen

Direção: Fatih Akin, colorido, 99 min., 2008/09

O „Soul Kitchen“ em Hamburgo-Wilhelmsburg é tudo menos um restaurante para gourmets. Lá, o grego-alemão Zinos (Adam Bousdoukos) serve hamburguer de peixe com salada de batata, bife de carne moída Havaí e macarrão gratinado aos clientes assíduos. Um lugar idílico em um antigo galpão industrial, onde também se ouve boa música: soul, funk, rembetiko. Eis que Zinos entra numa onda de azar: sua namorada Nadine (Pheline Roggan), uma beldade fria de família rica, vai a Xangai como correspondente estrangeira. Na tentativa de içar uma máquina de lavar, Zinos é acometido de uma crise de hérnia de disco. A Receita Federal cobra pagamentos atrasados há muito tempo. Um funcionário da Secretaria de Saúde ameaça fechar o estabelecimento. O novo e excêntrico cozinheiro Shayn (Birol Ünel) sabe produzir pratos maravilhosos, mas espanta os clientes cativos. O agente imobiliário Neumann (Wotan Wilke Möhring) exorta Zinos a lhe vender o estabelecimento.

Felizmente, ao lado do restaurante abre uma escola de musicais e os novos clientes adoram os pratos de Shayn. De repente, a sorte muda e o “Soul Kitchen transforma-se em restaurante da moda. A alegria evidentemente dura pouco, pois Nadine encontra um novo amor, separa-se de Zinos e o irmão dele, Illias (Moritz Bleibtreu), recém-empossado como gerente do “Soul Kitchen”, perde o restaurante no jogo para o especulador imobiliário Neumann. Clima apocalíptico, até que Zinos encontra um novo amor e descobre uma forma de recuperar o “Soul Kitchen”.

Vento do oeste (Westwind)

Diretor: Robert Thalheim, 35 mm, cor, 90 min., 2011

Durante o treinamento de remo no acampamento de verão na Hungria em 1988, duas irmãs gêmeas adolescentes da Alemanha Oriental conhecem jovens em férias de Hamburgo, Alemanha Ocidental. Na reunião do leste e oeste do vínculo entre irmãs é testada.

Sputnik

Direção: Markus Dietrich, colorido, 83 min, 2013

Um vilarejo da RDA no outono de 1989: com seu querido tio Mike e dois amigos, Friederike constrói um foguete. A divertida brincadeira espacial é interrompida de forma inesperada: Mike pedira permissão para sair do país e precisa deixá-lo em poucas horas. Inconsolável com a perda, Friederike, deseja trazer o tio de volta e, constantemente observada pela polícia local, desenvolve, junto com seus amigos, uma máquina com a qual poderia teletransportar seu tio de Berlim Ocidental de volta a sua antiga pátria. Mas parece que o experimento se realiza na direção oposta. Pela televisão, a menina descobre que os habitantes de seu vilarejo se encontram no lado Ocidental. O Muro cai, mas Friederike nem suspeita disso. Sputnik é um filme infantil sobre as últimas semanas da RDA.

This ain’t California

Diretor: Marten Persiel, 90 min, 2012.

Berlim 2011: durante o funeral de Denis “Panik” Paraceck, velhos amigos dos tempos da RDA se reencontram e relembram: pranchas de esqueite eram sua grande paixão; Denis em sua “prancha com rodas” (essa era a designação oficial na RDA) em matéria de arrojo era praticamente imbatível. Em muitos pequenos episódios são evocados os anos de 1980, nos quais esqueitistas eram considerados outsiders , alegres, rebeldes e bem distantes do Estado e de seus planos de produção. Seu centro era a praça Alexanderplatz, em Berlim Oriental, onde, observados por espectadores surpresos ou mesmo desconcertados, desenvolviam e apresentavam sua destreza. This ain’t Califórnia relata um fragmento da subcultura anárquica durante o socialismo.