Inspirada por Pina, pintei cenas, gestos, densidades e sutilezas que redespertaram minha memória, as raízes de meu povo e de minha terra ancestral: Alemanha. Pina revivificou minha humanidade.

Abertura: 4 de novembro, às 19h

Projeção de vídeos sobre a biografia de Pina.

Local: Galeria Casa Thomas Jefferson, Asa Sul, SEPS 706/906, Brasília/DF

O projeto

A exposição PAIXÕES DE PINA apresenta a nova série de pinturas da artista plástica Dulce Schunck, inspirada na obra de Pina Bausch (1940 – 2009).

As 28 obras expostas foram criadas ao longo de uma pesquisa de dois anos sobre as influências artísticas, contexto de época, afinidades e realizações de Pina Bausch como bailarina e coreógrafa. A curadoria é de Clay D’Paula.

Este projeto, através do poder das artes visuais, representado pela obra mais recente de Schunck, coloca em evidência o trabalho de Pina, artista alemã não tão conhecida do público brasileiro. Além disso, o caráter interdisciplinar desta proposta (artes visuais, dança e cinema) inspira um diálogo entre culturas e nações.

Schunck é gaúcha, vive em Brasília, exibe sua obra pictórica extensivamente no Brasil e no exterior.

Bausch foi a criadora da “dança-teatro”, coreógrafa, professora e diretora de escola de dança de Wuppertal, na Alemanha.

pina-5