Hallo, Leute  🙂

As férias estão aí e meus alunos sempre fazem mil e um planos de pegar todo o material do semestre para revisar, refazer os exercícios, tirar as dúvidas do semestre em três semanas- mas aí, quando a
eles menos esperam, as férias acabaram e eles não fizeram nada.

É claro que tem um grupo bem pequeno (pequeno mesmo) de alunos que consegue se organizar e faz das férias um momento profícuo de estudos, mas se você não faz parte deste seleto grupo, fique atento, que o post é pra você!?

Deixe seu livro didático de lado, as matérias que você aprendeu no semestre anterior certamente serão revisadas no próximo semestre. Isto porque o ensino é cíclico, você aprende sobre um determinado assunto, estuda vocabulário, as estruturas gramaticais, utiliza o que aprendeu, aí fica um tempo sem ver aquilo, esquece (isso aí que você entendeu, esquecer faz parte do processo), aí vê de novo, relembra , aprofunda e vê novas estruturas… você provavelmente vai achar chato pegar o livro sozinho para estudar, e sua professora e turma farão falta neste processo…

O ensino é cíclico, você aprende sobre um determinado assunto, estuda vocabulário, as estruturas gramaticais, utiliza o que aprendeu, aí fica um tempo sem ver aquilo, esquece (isso aí que você entendeu, esquecer faz parte do processo), aí vê de novo, relembra , aprofunda e vê novas estruturas…

Mas aí, faz o que então? Vixi… tanta coisa…. primeiro seria legal pegar umas dicas de material legal pra fuçar na internet e atividades bacanas ( já postei várias coisas sobre o assunto, veja aqui) . Outra dica é tentar ler em alemão, algo que te interesse – tem revista digital, dá pra alugar coisa na internet (se você mora em Brasília, a Aninha, nossa bibliotecária, e a pessoa certa pra te ajudar), tem livros facilitados… livros com dupla tradução também são super legais para alunos mais avançados, ou livros que você já leu, em alemão.

A atividade precisa ser lúdica, porque senão não vai te dar pique de continuar, entende?

Pra quem gosta de escrever, sugiro fazer um diário, ou um caderno de viagem. Não se cobre no processo, não precisa escrever um testamento, a ideia aqui é ativar os neurônios durante as férias e quem sabe ampliar seu vocabulário. Desenhe no caderno, procure o nome de um objeto que comprou e anote em alemão, enche a casa com post-its (uns alunos queridos fizeram isso recentemente e eles atestam que essa técnica é uma beleza).

Deixe o chicote da culpa de lado e leve o alemão divertido (não aquele homenzinho malvado que te cobra e vive dentro de você) pras férias!

Agora, se o semestre foi puxado e você acha que ficou pra trás, é bom às vezes pegar uma ajuda particular e aproveitar intensamente a pausa para tirar as lacunas – fica a dica ; )

Beijo grande,
Teresa

Foto: Colourbox.de