Olá!

COLOURBOX3072474

Hoje nosso post vem novamente dar dicas de estudo (veja aqui nosso primeiro texto sobre o tema). Podemos aprender um idioma de várias maneiras, e nem sempre na sala de aula!

É possível aprender no trânsito, indo para o trabalho ou na malhação. Ao assistir filmes e ouvir música em alemão, em qualquer lugar, podemos aprimorar vocabulário e pronúncia.

No entanto, muitos alunos relatam um certo desconforto ao assistir vídeos em alemão e escutar música. É como se o aluno ficasse frustrado por não entender absolutamente tudo o que é dito, por entender apenas parcialmente o que está acontecendo, mesmo que a mensagem geral seja alcançada.

Mas comunicação é assim, precisamos entender a mensagem, mesmo se alguns detalhes nos escaparem. Quantas vezes por dia alguém diz um “quê?”, ou “ãhn?”, quando falamos algo? Você consegue entender toda a letra de músicas em português, quando ouve pela primeira vez? Você consegue cantar junto qualquer música, mesmo em português? Isso faz com que deixemos de gostar da música? Por que então há medo de não entender algo em alemão?

É mais raro ver tal queixa com programas em inglês, afinal somos bombardeados diariamente com mídia nesse idioma, e isso não parece ser um problema, mesmo para os não falantes da língua.

As crianças também costumam lidar muito melhor com esse “não saber” da língua. Elas sabem que não precisam entender tudo para captar a mensagem, se deixam ser “afetados” pela língua de forma mais intensa e aprendem muito mais rápido.

Por isso, tentem diminuir o desconforto ao ouvir o noticiário, escutar música no carro e ver filmes em alemão. Tentem fazer uma imersão no alemão e se deixem estimular por todas as vias – vejam, ouçam e (por que não?) comam alemão (recomendo qualquer coisa com mostarda alemã e Kartoffelsalat).

O final de semana está aí, divirtam-se em alemão!

Fizemos uma lista no Spotify do Goethe-Zentrum Brasília – siga-nos no Spotify em “goethebrasilia” – ao longo do mês adicionaremos outras listas com estilos de música para todos os gostos!

spotify2

Se tiver alguma sugestão de música, comente o post! Vai ser ótimo deixar a lista com a cara dos nossos alunos e amigos!

Bis bald!

Teresa

 

Foto: Colourbox.de