Jana Ross

Nossa ex-aluna e ex-colaboradora, Janaína de Aquino, que vive atualmente em Stuttgart, fala sobre voluntariado na Alemanha.

Goethe-Zentrum: Quais são as possibilidades de trabalho voluntário na Alemanha?

Janaína de Aquino: Há diversas oportunidades de trabalho voluntário na Alemanha, quer seja pelas organizações voltadas para isso ou mesmo as conhecidas Charitas, entre outras. A área mais requisitada é a de „Pflege“, que é a de „cuidados“ de pessoas com deficiência, de diversas faixas etárias e graus de deficiência e asilos. Neste tipo de trabalho o voluntário tem desde a função de trabalhar na cozinha, ser auxiliar do „Hausmeister“, ou, o mais comum, cuidar dos pacientes, isto é, ajudá-los em atividades básicas como escovar os dentes, alimentar-se, dar banho, como também resolver conflitos, levar para passear, etc. Há também organizações para trabalho voluntário voltado ao meio ambiente. Há, ainda, possiblidade de trabalhar em jardim de infância, ensinando música ou pintura.

GZ: Estrangeiros podem participar de instituições voluntárias? Existe alguma que é exclusiva para alemães?

JR: O trabalho voluntário é muito bem quisto na Alemanha e há inclusive programas de bolsa de estudos ou vagas de emprego que requerem ou esperam que o candidato tenha participado de algum trabalho voluntário. Esta forma de trabalho era uma alternativa para ser dispensado do alistamento ao serviço militar alemão, portanto, muitos alemães homens faziam um ano de trabalho voluntário. Atualmente, nenhum nem outro é obrigatório.

Alemães podem, sim, fazer trabalho voluntário no exterior: há, por exemplo, parceria com algumas associações no Brasil. Algumas organizações alemãs trabalham nas duas vias: isto é, enviam alemães para o exterior e trazem estrangeiros para Alemanha. Portanto, isso responde à pergunta de que, sim, estrangeiros podem fazer trabalho voluntário na Alemanha por no máximo até um ano e meio. As condições do trabalho e a faixa etária variam de organização para organização (ver infos no blog).

GZ: Você conhece alguma bolsa para brasileiros irem fazer trabalho voluntário na Alemanha? Ou alguma empresa alemã que financia voluntários ao redor do mundo?

JR: Trabalhei com a via E.v., que é responsável por recrutar estrangeiros para trabalho voluntário na Alemanha. Esta organização fazia o processo de recrutamento bem como mediação com a empresa com a qual trabalharia, além de submeter a documentação para o Ausländerbehörde. Como candidata, paguei pelos custos do visto e passagem de ida e volta, que faz parte do processo de candidatura. Desde que me candidatei, sei que mudou muito: as condições ficaram mais restritas. No entanto, há também muitos grupos no Facebook, vídeos no Youtube e páginas no Instagram falando sobre o tema e experiência entre os participantes brasileiros.

GZ: Você sabe se o governo brasileiro oferece bolsas para voluntários alemães?

JR: Desconheço uma organização específica ou órgão governamental brasileiro que ofereça trabalho voluntário para alemães. Creio que não existe esse tipo de auxílio em termos do governo, mas organizações privadas, pois conheci alguns alemães que fizeram trabalho voluntário no interior do Brasil.

Informações mais detalhadas podem ser acessadas no meu blog.