Comida alemã é mais do que cerveja e salsicha
No primeiro bloco mostramos iguarias do Norte da Alemanha. No segundo bloco vamos apresentar comidas típicas do Sul da Alemanha.

foto_comidaalema_1Saxônia: Principalmente durante as festas de Natal os alemães gostam de saborear uma fatia (ou duas?) de Christstollen, um bolo típico de Natal. A cidade de Dresden é bem conhecida por esse bolo tradicional, que é feito de uma massa levedada pesada com amêndoas, frutas cristalizadas e passas ou também sementes de papoula ou/e marzipan. O Stollen depois de assado é coberto com uma camada grossa de açúcar de confeiteiro.

foto_comidaalema_2TuríngiaTá bom, convenhamos que Alemanha sem salsicha (quase) não funciona. A próxima vez que estiver no estado de Turíngia não deixe de experimentar a Thüringer Rostbratwurst, uma salsicha grelhada, geralmente de porco e especiarias com um sabor bem temperado. A iguaria tem uma tradição muito antiga: a primeira menção dessa especialidade nessa região foi em 1404.

Hessen: O molho verde da cidade de Frankfurt (Frankfurter Grüne Soße), feito com sete ervas diferentes, creme de leite, iogurte e maionese, é uma comida típica dessa metrópole. Como acompanhamento pode-se comer batatas e ovos cozidos e degustar um vinho de maçã – outra iguaria típica da região ao redor de Frankfurt.

foto_comidaalema_3Renânia do Norte-Vestefália: Um prato popular na Renânia do Norte-Vestefália éHimmel und Erde – Céu e Terra. Antigamente batatas eram chamadas deErdapfel (= maçã da terra). Então nesse prato as batatas representam a terra e são servidas com um purê de maçã que representa o céu – porque maçãs crescem no alto das árvores, né? Geralmente Céu e Terra é acompanhado por cebolas fritas, toucinho ou/e salsicha.

Renânia-Palatinado: Bolo e sopa combinam bem? Na região da Renânia-Palatinado durante a temporada de ameixas é bem comum se comer uma sopa pesada de batata com um bolo doce de ameixa. É muito gostoso!

Sarre: Dibbelabbes. Como? Isso, Dibbelabbes! Dibbelabbes é um tipo de bolo com batatas cruas raladas, cebola e carne-seca. Com esse prato tradicional de Sarre, se come, por exemplo, purê de maçã – e às vezes se saboreia mais um vinho dessa fruta.

foto_comidaalema_4Baden-Württemberg: Spätzle é uma massa caseira típica da região da Suábia. Essas massas bem grossas são feitas com farinha de trigo e ovos. Para se preparar um Käsespätzle alternam-se camadas de massa e queijo ralado, acrescentando cebolas e toucinho. Como esse prato é bem gorduroso e pesado, normalmente vem acompanhado só de uma salada.

Baviera: Em grande parte do Sul da Alemanha o pernil de porco assado é um prato bem popular que se chama Eisbein ou Schweinshaxe. Adicionalmente se come com purê de batatas e chucrute – como tal mesmo um prato bem tradicional da Alemanha…

Bom apetite!