Olá!

Depois das férias ou de algum período maior sem contato com o alemão, sempre é bom a gente se lembrar de algumas dicas importantes. Quer ver?

  • O dever de casa é essencial para o sucesso do seu curso! Para cada hora de aula, você precisa, em média, de uma hora de estudos em casa.
    É melhor estudar em pequenas porções, mas sempre! Em vez de concentrar todo o tempo de estudo em um dia da semana, dedique 15, 30 minutos todos os dias ao alemão! Ouvir música em alemão no carro, a caminho da faculdade ou do trabalho, conta – viu?!
  • Espalhe pela sua casa bilhetes com as “palavras da semana”, de preferência com uma frase em que essas palavras aparecem dentro do contexto! Assim, toda vez que você passar perto desse bilhete, você verá a palavra, e acabará gravando-a quase que sem esforço.
  • Que tal você definir dentro de casa 3 objetos cujo artigo você já sabe com segurança, p.ex. der Kühlschrank (a geladeira), das Fenster (a janela), die Tür. Aí, você cola na geladeira os bilhetes com os substantivos masculinos, na janela os com os neutros e na porta os com os femininos. E quando tiver dificuldade em se lembrar do gênero do substantivo, existe uma boa chance de se lembrar que o substantivo X estava “colado” na geladeira e que, portanto, é masculino! É uma excelente dica, viu?
  • Leia em alemão textos sobre assuntos que já domina em português! No site da Deutsche Welle, tem textos redigidos em alemão e traduzidos para o português. Compare os dois textos e tente tirar vocábulos da sua área de interesse que não conhecia ainda.  Acompanhe o noticiário numa mesma estação de rádio por algum tempo. Como os assuntos atuais costumam ser noticiados mais de uma vez, a cada nova edição do jornal você ficará mais por dentro do assunto!
  • Já ouviu falar em “Tandem”? No sentido literal, é aquela bicicleta para duas pessoas. No ensino de línguas, é o encontro de duas pessoas com línguas maternas diferentes e que querem aprender o idioma uma da outra, no caso de um brasileiro querendo aprender alemão e de um alemão querendo aprender português. Tente achar um parceiro de Tandem (“Tandempartner”) em Brasília ou pela web e marquem um ou dois encontros por semana para conversarem em alemão em metade do tempo e em português na outra metade.

Lembre-se sempre do ditado alemão: “Übung macht den Meister”. (Sem cair no erro comum de querer traduzir ao pé da letra – erro muito comum que você deve evitar sempre! -, dou aqui o significado da expressão: Praticando você se tornará campeão.)

Sabine Plattner
Gerente Executiva
Goethe-Zentrum Brasília