Hallo, Leute

Marienkirche

Eu sou Ana (Aninha), bibliotecária do Goethe Brasília, e neste mês de janeiro fui agraciada com uma bolsa de estudos do Goethe para estudar alemão em Berlim.

Vou escrever um pouco sobre as minhas expectativas e minhas impressões da cidade e desta rica cultura alemã.

Bom, sobre a hospitalidade e acolhimento do Goethe-Institut preciso lhes contar que são espetaculares, acolhedores e preocupados com o bem estar de todos e isso eu já esperava pois nós do Goethe Brasília também seguimos esta linha de acolhimento e bem estar dos alunos, aqui „puxo a brasa para minha sardinha“ rsrsrsr….

Mediateca do Goethe-Institut Berlim

Finalizei minha primeira semana de estudos e posso afirmar que já aprendi muito e principalmente vocabulário novo. Conheci também muita gente bacana! O mais legal de fazer um curso fora do Brasil é que conhecemos gente do mundo todo e isso é uma experiência multicultural incrível.

As aulas são interativas e bem dinâmicas, o curso intensivo é uma ótima oportunidade para acelerar os conhecimentos. Frequentar a biblioteca (claro! rsrs..) faz toda a diferença para os estudos (puxando a brasa, novamente! rsrsr..) é uma oportunidade para consultar livros atuais, mídias, enfim… tudo que precisamos para aprofundar na cultura e no aprendizado do idioma.

Estou hospedada na casa de uma senhora super simpática e acolhedora, que se comunica comigo em alemão, sempre preocupada em me fazer entender. Ficar em casa de família é uma oportunidade incrível para descobrir quais são os costumes dos alemães e até manias! rsrs.. estou amando a experiência. Ela é tão legal comigo que já até me convidou para tomar vinho e eu aceitei, claro! 🙂

Carros fofos pelas ruas

Bom, dá vontade de sair fotografando a cidade inteira, são muitos os lugares interessantes, fico apaixonada pelos carros estilosos, todos são a minha cara e queria colocá-los na mala! rsrsr….

Na próxima semana escrevo e compartilho mais fotos com vocês!

Grüße aus Berlin!

*Expressão popular vinda do espanhol, que significa: levar vantagem exclusivamente em proveito próprio.

https://observador.pt/2015/07/01/8-expressoes-portuguesas-conhecidas-ginjeira/