O desafio do ensino de idiomas consiste em criar situações de comunicação reais, com o objetivo de alcançar um propósito, uma meta, algo que nos traz informações novas ou nos ajuda a realizar algo. O projeto Odyssee do grupo B 2.1 das terças e quintas é uma tentativa de deixar a aula mais real e desafiadora – para os alunos e para os professores. Estou muito curioso e, também, contente por poder participar dessa experiência. Prof. Hermann

Em julho de 2018, a Professora Sabine Plattner participou, no Goethe-Institut Munique, de um curso sobre uso das mídias digitais em sala de aula. Nas próximas 4 semanas, os alunos do B2.1 do Prof. Hermann terão a oportunidade de aplicar na prática o que a Sabine aprendeu neste curso. Vão interagir com os alunos de uma turma de alemão em algum lugar do mundo – não sabem onde a outra turma está, assim como a outra turma não sabe onde nossos alunos estão. Cada turma vai ter que dar pistas sobre a sua localização, respondendo de forma indireta a perguntas como essas:

  • O que vocês veem ao olhar pela janela das suas casas?

  • Que produtos se vendem na feira da sua cidade em julho e em janeiro?

  • Como são as suas casas? E as florestas no seu país?

  • Que tipo de música vocês ouvem?

Com base nas respostas, cada grupo deve tentar adivinhar onde o outro grupo está. Resolvido esse „mistério“, os dois grupos contarão um ao outro sobre gestos típicos dos seus países, sobre possíveis erros interculturais, sobre os pontos turísticos das suas cidades.

Tudo isso, utilizando várias plataformas e vários apps.

Aproveitar os conhecimentos de alemão para situações de comunicação reais – ideia legal, né?!

É o Goethe Brasília se aperfeiçoando e se mantendo jovem sempre. 😉

À turma e ao Professor Hermann desejamos muita diversão e muito aprendizado nessa Odisseia. 🙂