Hallo Leute, 🙂 

Hoje queria compartilhar uma técnica de estudo que eu comecei a utilizar essa semana e eu adorei: os podcasts!

Talvez alguns de vocês leiam isto e pensem: “Dãaaa, já uso isso faz um tempão, Teresa!” Mas sinceramente, podcasts não faziam parte do meu cotidiano; site, música, rádio pela internet … sou super a favor de variar o estímulo e a forma de aprender, mas podcast não era meu estilo, tentei escutar alguma coisa há uns anos atrás, mas achei o formato meio entediante.

Eis que estava tentando achar formas de melhorar minha pronúncia no francês, pois ainda falo muito com a melodia brasileira, e achei uns podcasts maravilhosos no Spotify – de graça e ainda com a transcrição do que está sendo falado, aí me inspirei para o texto de hoje ; )

Para melhorar a pronúncia não basta ficar lendo em voz alta, é preciso ouvir, escutar, tentar absorver de outros modos a melodia, o tempo, o lugar da língua, tentar imitar.

Eu já escrevi há um tempo atrás um texto sobre a melodia em alemão (não leu? clique aqui), mas a ideia de estudar através dos podcasts é um pouco diferente. Mais do que saber as regras conscientemente, é apreender as regras pelo automático, ouvindo, repetindo, absorvendo a língua por imersão, mais do que pela consciência.

Verifiquei que o Spotify tem vários podcasts em alemão – para vários níveis – tentem encontrar  alguém que vocês gostem da pronúncia (porque isso é uma questão de gosto também). Acho o máximo ver televisão em outros idiomas e pensar “eu queria falar que nem essa mulher” – isso faz diferença em como você se comporta em relação ao aprendizado. O objetivo não é ficar forçando a barra na pronúncia, até porque isso no geral fica um pouco feio e até atrapalha a comunicação, mas sim, deixar a língua fazer o trabalho dela, moldar a boca e o ouvido  pra se acostumar à língua estrangeira.

Algumas dicas para buscar bons podcasts:

  • Vejam a pronúncia do locutor
  • Vários jornais/TV/rádio têm podcasts hoje em dia – normalmente o material é de excelente qualidade
  • Variem os temas, não procurem apenas temas que vocês conhecem
  • Se o podcast tiver a transcrição é um paraíso!
  • Não se apavorem, se não entenderem tudo!

Aqui alguns podcasts para começar…

http://www.goethe.de/ins/us/saf/prj/stg/mus/sou/en15553950.htm

https://podcasts.apple.com/fr/podcast/audiotrainer-deutsch-lernen-deutsche-welle/id1026750035

Uma lista bacana de um site da internet:

https://www.google.com/amp/s/www.thelocal.de/20180626/best-podcasts-to-take-your-german-to-the-next-level/amp

Vale a pena procurar com palavras chaves e ver o que interessa a vocês!

Compartilhem os seus achados com a gente!

Até a próxima!

Teresa

Foto: Colourbox.de