Olá, Pessoal,

Como transparência e diálogo já são características de nossa marca e de nosso estilo de trabalho, gostaria de abordar aqui um tema recorrente que necessita de esclarecimentos:

De vez em quando, recebemos questionamentos sobre o valor cobrado nos nossos cursos. Normalmente as pessoas perguntam por que uma instituição que é associação civil sem fins lucrativos cobra taxas tão elevadas.

Organização sem fins lucrativos não significa obrigação de ceder os serviços gratuitamente ou a preços abaixo do mercado. Significa apenas que não há distribuição de lucro e que todas as receitas são investidas ou reinvestidas na própria organização ou em outra organização com o mesmo status. É óbvio que os funcionários são pagos, mas os associados operam de forma voluntária e não recebem qualquer remuneração ou vantagem.

O Goethe-Zentrum Brasília se autofinancia integralmente – com exceção da verba para a realização de projetos culturais e de reciclagem de professores que são custeados em grande parte pelo Goethe-Institut. Toda a infraestrutura, todos os custos com pessoal e despesas administrativas são pagos exclusivamente com as receitas recebidas dos nossos alunos.

Orgulhamo-nos de cumprir rigidamente todas as leis trabalhistas e de pagar salários dignos aos nossos profissionais. Afinal, queremos ter no nosso quadro os melhores e mais comprometidos profissionais para que você, noss@ alun@ e amig@, possa gozar da melhor experiência possível ao estudar alemão e participar das nossas atividades culturais.

Sabendo que há pessoas interessadas em estudar com a gente sem condições de arcar com o custo, duas vezes por ano – na primeira metade de junho e na primeira metade de novembro -, temos janelas para o recebimento de pedidos de bolsa. Com base nos requerimentos recebidos, procuramos conceder as bolsas disponíveis da forma mais justa possível, principalmente seguindo critérios socioeconômicos. Informe-se na nossa secretaria.

Por fim, cabe ressaltar que as nossas taxas de curso estão no mesmo nível daquelas cobradas pelas principais escolas de idiomas em Brasília.

Grande abraço,


Sabine Plattner
Gerente Executiva