Hallo, Leute!

Hoje o tema do blog vai ser diversão! Como é que a gente pode tornar os estudos mais divertidos e interessantes?!

Mas antes de eu dar umas dicas aqui, queria explicar o porquê do tema. Todo mundo meio que sabe que a gente aprende melhor quando a aula é animada, quando nos identificamos com o professor, quando a matéria nos interessa…. mas a realidade é que costumamos fazer o processo do estudo uma coisa monótona ou chata- fazer o dever que o professor mandou, escrever a mesma frase 5 vezes, decorar os verbos… – e se vocês fazem isso, está tudo bem, porque essas coisas também funcionam, mas elas nem sempre motivam, né?!

E motivação nos estudos vale ouro, acreditem em mim! Rir durante os estudos, se divertir, criar um bom vínculo torna o processo muito mais rápido e eficaz.

Como cada pessoa aprende e é motivado de um jeito (já leu nosso texto sobre seu Lernertyp?), vou deixar aqui alguns links diferentes bacanas e que poderão fazer parte da sua rotina. Lembrem-se que vale tudo, página do Facebook, site de exercícios, podcast de piada, filme…

WWW.FACEBOOK.COM/ALEMÃO DA DEPRESSÃO

Apesar do nome, a página é muito engraçada. Eles fazem piada com tudo, dá pra aprender truques de gramática, coisas sobre a cultura alemã ou rir da própria desgraça

WWW.FACEBOOK.COM/EMBAIXADADAALEMANHA

Se vocês moram em Brasília vale a pena conferir a programação da embaixada (mesmo se não morarem, os posts são ótimos). Verifique se sua cidade tem um consulado da Alemanha. A Embaixada e os consulados costumam promover anualmente vários eventos, exposições, sessão de cinema, festas abertas ao público …

WWW.FACEBOOK.COM/GOETHEBRASILIA

Confiram também a programação do Goethe da sua cidade (e caso não tenha, sigam a página do Goethe). Lá é cheio de dicas de estudo, eventos, textos interessantes, indicação de links… tem um mundo!!!! Em Brasília temos eventos com direito a cerveja e salsichão!

WWW.NETFLIX.COM

Vejam o seu seriado no Netflix em alemão. Aqui em casa eu aprendi francês vendo Peppa Pig- ela é ótima para aprender frases úteis. Não há necessidade da série ser alemã, as traduções do Netflix são ótimas. Atualmente tem algumas séries e filmes maravilhosos de produtores alemães: “A Vida dos Outros”, “Dark”, “O Perfume”(série e filme) são alguns exemplos.

WWW.DEUTSCHEWELLE/PT-BR

O site da Deutsche Welle é espetacular! Vale conferir…

WWW.SPOTIFY.COM

Escutem música no banheiro, cozinhando, fazendo nada… temos uma lista no Spotify

WWW.TUNEIN.COM

Ouçam rádio em alemão – o tunein é um aplicativo (tem uma versão gratuita) que da pra ouvir música do mundo inteiro.

WWW.HUEBER.DE/MENSCHEN

Os livros didáticos costumam ter site com material interativo. Se você fica o dia inteiro no computador, porque não revisar a matéria assim?!

Bons estudos e bom começo de semestre!

Teresa