A literatura não existe apenas nas páginas de um livro.
Suzanne Meeuwissen – Fundação Holandesa para a Literatura

De 19 a 23 de outubro acontece a Feira do Livro de Frankfurt, que traz, nesta edição, um conceito inovador, colocando soluções e produtos digitais em foco, em estandes onde conteúdo e tecnologia se encontram.

Os focos da feira deste ano, os chamados hot spots, são: inovação digital, educação, informação científica e profissional e serviços de publicação.

No Digi Day, as crianças podem conhecer as tendências, mudanças e desenvolvimento de mídia digital no Palco Crianças, que mostra como a mídia digital para crianças cresce cada vez mais – aplicativos, cross-media e formatos interativos – as escolhas parecem ilimitadas.

Na seção THE ARTS +, a primeira exposição e conferência do mundo sobre novos modelos de negócios com conteúdo cultural e criativo, especialistas em tecnologia internacional, e instituições culturais mostram, ao lado de uma impressionante variedade de expositores, suas abordagens inovadoras para museus, escritórios de arquitetura e design, empresas de publicidade ou agências. Na construção das „indústrias culturais 4,0“ a tecnologia desempenha um papel central. Assim, temas como inteligência artificial no desenvolvimento de conteúdo, a impressão 3D de arquitetura e moda, ambientes de realidade virtual em museus e ordenamento urbano ou mercados digitais para produtos criativos, são amplamente representados.

Horizonte, fronteiras, o mar, cultura, origens, literatura…

“Dies ist, was wir teilen.” (Isto é o que nós compartilhamos.)

Com este tema, Flandres e Holanda, os países convidados de honra da feira de 2016, mostram mais de 300 novos títulos em língua alemã, de gêneros diversos como ficção, não-ficção, poesia, literatura infantil e graphic novels.

Graças aos esforços de ambos os lados, mais de 130 editoras alemãs publicam livros da Holanda e de Flandres, e 99 escritores destes países estarão em Frankfurt para a feira neste ano. Além disso, acontece pela cidade de Frankfurt uma variada gama de eventos culturais dos países convidados, mostrando um panorama de imagens, histórias, visões e ideias sobre a vida no mundo de hoje.

III Bienal do Livro e da Leitura

Os amantes de literatura que não vão poder ir para Frankfurt nesta semana 😥 , podem visitar a III Bienal do Livro e da Leitura que vai acontecer de 21 a 30 de outubro no Estádio Mané Garrincha, onde mais de 170 expositores, desde pequenas livrarias até representantes das principais editoras do país, oferecem um vasto panorama de títulos nacionais e estrangeiros, possibilitando a aquisição de livros a preços mais módicos do que os praticados no mercado.

Em 2016, a programação será composta de palestras, seminários, debates, lançamentos de livros, filmes, shows musicais e exposições. Serão convidados aproximadamente duzentos escritores. Além disso, espetáculos nas áreas de música, teatro, dança e contação de histórias oferecem atividades para visitantes de todas as idades.

Adélia Prado, poetisa, professora, filosofa e contista brasileira, juntamente com o português Boaventura de Sousa Santos, considerado o mais importante pensador europeu da área de ciências sociais, professor universitário, cientista social, jurista, escritor, filósofo da ciência, ativista e poeta, serão os homenageados do evento deste ano.