Aprender alemão, mais do que nunca, é um desafio interessante e importante para quem quer fazer sucesso no mundo das ciências, da economia, das artes, do turismo. É um desafio intelectual, uma tarefa grandiosa, que lhe trará reconhecimento e respeito.

Mas não é só esforço, suor, sofrimento. Aprender alemão é, sobretudo, adquirir uma nova alma e descobrir a beleza de algo aparentemente tão “duro”, com sons estranhos, nada suaves para os ouvidos do brasileiro. Quando você conseguir ler no original as obras dos grandes filósofos, psicólogos e autores alemães, irá descobrir nuances que nenhum tradutor conseguiria transportar para o português.

O nosso patrono, Johann Wolfgang von Goethe, por exemplo, dominava a língua a tal ponto que não só criava rimas primorosas, mas dava nas suas poesias as tão chamadas “pinceladas de som” (“Lautmalerei”) usando palavras com vogais ditas escuras (“o” e “u”), em situações que descreviam medo ou perigo, e outras, com vogais “claras” (“a” e “i”) em situações alegres, otimistas.

Uma das minhas poesias preferidas de Goethe é “Prometheus”, escrito pelo poeta ainda jovem, entre 1772 e 1774, e que fala de um personagem jovem, rebelde, destemido, obstinado… – características essas que são comuns a muitos dos alunos do Goethe-Zentrum Brasília. Torço para que você goste dessa poesia tanto quanto eu mesma e que se identifique com a atitude de Prometeu. (Veja também o texto em português.)

Se já nos conhece sabe que trabalhamos com seriedade e competência para contribuir ao sucesso dos nossos alunos e amigos, para que sejam capazes de se saírem com êxito em situações em que o uso do alemão é realmente importante na vida deles. Assim, os jovens rebeldes e destemidos se tornam adultos competentes e ousados!

Você que nunca ouviu falar no Goethe Brasília e, talvez, nem tenha cogitado estudar alemão, venha nos fazer uma visita e conhecer a nossa excelente estrutura. Melhor ainda, converse com algum amigo seu que já tenha passado pelo Goethe ou leia aqui o que atuais e ex-alunos nossos têm a dizer.

Depois disso, tenho certeza de que a sua conclusão será essa:

Aprender alemão é possível e vale a pena!

 

Venha para o Goethe-Zentrum Brasília, seu “pedaço da Alemanha na Capital do Brasil”.

Sabine Plattner
Gerente Executiva