Quem sou eu e qual é a dessa série?

Hallo Leute! 🙂

Meu nome é Jorge Verlindo, tenho 32 anos, sou designer e apaixonado pela cultura e língua alemã. Esse ano tive a honra de ser convidado pelo Goethe-Zentrum Brasília para passar um mês estudando alemão em Berlim, essa capital apaixonante, inovadora, que mal conheci e já considero pacas.

 

Vou passar esse período de fim de ano por lá estudando alemão, congelando um pouco e dando notícias pra vocês das minhas impressões do povo, da cultura e da cidade!

Minha história com Berlim começou no ano passado (já falo mais sobre isso!) e posso dizer que tive várias experiências maravilhosas com a cidade, as pessoas e a cultura que inunda todo o lugar.

Como começou meu contato com a Alemanha?

Sou aluno do Goethe em Brasília desde 2014. Fui um dos conquistados pela Alemanha na leva do 7×1 da Copa. Me lembro de assistir a final e pensar „caramba, que pessoal eficiente! Imagina depois da Copa!“. Como eu já falo inglês e francês e na época procurava uma nova língua para aprender, isso foi o gatilho para dar uma passada na escola e saber mais sobre a língua, e aí não teve volta.

É engraçado porque antes de você começar a se interessar pela Alemanha, o que chega pela mídia é interessante, mas nem sempre empolga. Você fica sabendo que tem alguma coisa de energia renovável, algo de engenharia, carros, cerveja. Mas ninguém nunca fala o principal: quem são as pessoas que fazem isso? Como vivem? Onde moram? (Essa noite, no Globo Repórter…, diria o Sérgio Chapelin)

E é aí que a coisa fica realmente bacana. O povo alemão tem uma cultura impressionante. Por todos os seus grandes feitos você sempre encontra disciplina, envolvimento e capricho. Todos valores que admiro muito e que não raro geram resultados maravilhosos (sem considerar o 7×1. Não falo mais nisso!)

E depois?

Por essa razão meu interesse foi se aprofundando. Hoje tenho clientes alemães, amigos alemães e amigos que moram na Alemanha. Estou no nível B1 e, como todo aluno de alemão, sei que ainda tem muito caminho pela frente até ficar sagaz na língua. Mas a cada nível novo que estudo, percebo o quanto esse contato com a Alemanha tem sido recompensador e dado bons frutos. Por isso aceitei esse desafio de vir aqui pra Berlim por um mês estudar (bastante!) e contar pra vocês como é.

Já estive em Berlim e foi F@&%

Em primeiro lugar foi uma oportunidade fantástica poder voltar a Berlim quase um ano depois de eu ter ido como turista. Em 2015 passei 20 dias lá com minha esposa e foi maravilhoso. Obviamente o que vou relatar aqui é minha experiência. Berlim é uma cidade complexa e multifacetada, tem muito mais a oferecer do que eu seria capaz de aproveitar. Mas das coisas que eu gosto, com certeza tem muito!

2015-04-20-19-17-27
Parques e pessoas ocupando os espaços públicos

Todo fim de tarde, horário livre, tinha alguém sentado num gramado, num parque, curtindo a natureza, conversando com amigos, ou apenas fazendo nada. Tá certo que era Primavera, mas isso me impressionou. Sou fã de arquitetura e sou um entusiasmado flâneur (o que é?). Para quem curte andar a pé, passear curtindo urbanismo e arquitetura de uma cidade, Berlim é um prato cheio. É bonita, segura, plana, com um convívio harmônico de estilos de vários séculos.

Arte de rua

2015-04-23-12-42-08Outra de minhas paixões, e que a cidade esbanja por todos os lados. Cada beco, esquina, muro da cidade tem uma obra de arte urbana profunda, diversa, com um discurso cheio de energia.

Dá pra sentir pelas paredes dos prédios a riqueza cultural e diversidade de olhares, origens, visões de mundo. Isso é muito bonito, me lembra inclusive minha querida Brasília, que em matéria de Graffiti também é muito bem servida (deixo aqui um exemplo que fizemos pertinho do Goethe, em parceria com o coletivo DF-Zulu, que em matéria de grafite não tem 7×1 não! Oops!).

Claro que Berlim tem muitas outras dimensões interessantes, que eu mesmo inclusive quero explorar. Mas vou guardar pra contar nos próximos posts! A gente se vê por aqui semanalmente até o dia 16/12, sempre com novidades, impressões e – apesar de eu ser um péssimo fotógrafo – algumas fotos!

Até o próximo post! ou bis bald!  😀