Olá a todos!

Meu nome é Teresa Cavalcante, sou professora de alemão do Goethe Zentrum Brasília e aceitei o desafio de escrever para o nosso blog, no intuito de desmistificar o alemão – famosa língua conhecida por ser “cabeluda e complicada”.

Sou suspeita para falar, mas acho alemão uma língua linda, sonora, visual, inacreditável e … acreditem ou não, muito simples. Não acredita? Aqui vai o tópico de nosso primeiro texto:

Sobre a pronúncia do alemão – porque ler em alemão é muito mais fácil do que ler em inglês.

Pegamos o inglês como exemplo, mas poderia ser o francês, o italiano, o finlandês …

Meus alunos em geral riem 😆 da minha cara quando falo que inglês é muito mais complicado que alemão, mas vou demonstrar para vocês como tenho razão.

Vocês já ouviram falar sobre a teoria de “ghoti = fish”? Essa é uma “escrita criativa” da pronúncia em inglês da palavra “fish” e ilustra a irregularidade da língua inglesa na hora de ler ou escrever.

  • Se pegarmos o “gh”, pronunciado como [f] na palavra tough [tʌf],
  • o “o”, pronunciado como [i] na palavra women [ˈwɪmɪn];
  • e o “ti”, pronunciado como [ʃ] na palavra nation [ˈneɪʃən].

Logo, ghoti = fish em inglês (incrível, não?!)

Em inglês não sabemos como se pronuncia uma palavra, a não ser que você a conheça.

Em alemão não é nada assim, uma vez sabendo os fonemas, você lê basicamente qualquer coisa, mesmo sem ter ideia do que a palavra significa. A pronúncia é muito mais parecida com o português do que com o inglês. 🙄 Quer saber as diferenças e tentar fazer o teste?

Em alemão, todas as letras tem um som, tudo o que você lê você fala, tudo o que escuta, você escreve assim como escuta. São poucas as irregularidades na fonética. Tive uma professora muito querida que dizia que se tiver uma letra a mais ou a menos na pronúncia, vai sair errado. Nós, brasileiros, temos a mania de botar “i” e “s” onde não tem, então a primeira dica é secar a fala.

Decore os fonemas que são diferentes do português e tente ler as palavras em seguida (não vale ler pensando em inglês, na dúvida, pronuncie o som como você conhece em português, ok?!).

(clique aqui para ouvir o abecedário em alemão)

Teria algumas outras coisas para falar sobre os fonemas, mas vamos começar por esses aqui.

Agora tente ler a seguinte frase:

Heidi Klum ist eine hübsche Frau. Sie kommt aus Deutschland, aber sie lebt in den USA. Heidi ist geschieden und hat viele Kinder.

Conseguiu?
Se tiver alguma dúvida, ou sugestão de tópico, vamos adorar receber uma mensagem 😉

Até a próxima!  🙂