Olá!

Se você estiver na iminência de começar o seu curso de alemão, deve estar sentindo uma certa ansiedade e um pouco de medo: Será que vou conseguir? Dizem que o alemão é tão difícil!

Não vou começar o nosso diálogo com uma mentira: Estudar alemão – como qualquer outra língua – é difícil, requer do aluno esforço e um trabalho permanente. Mas não é gostoso a gente se superar, alcançar vitórias que antes pareciam impossíveis?! Já pensou como vai ser maravilhoso você ir para a Alemanha e conseguir conversar com as pessoas de lá?

E, com a ajuda dos nossos professores, com certeza, você está no caminho do sucesso! Todos eles têm curso superior completo e vários anos de experiência em sala de aula. São ou falantes nativos do alemão ou possuem a mais alta proficiência de alemão (nível C2). Além disso – principalmente! -, são formados no rígido curso de formação de professores do Goethe-Institut.

Confie neles, siga as dicas que lhe passarem, não deixe de fazer os deveres de casa, essenciais para fixar a matéria passada em sala de aula. Fique à vontade de “explorar” os professores, entregando mais redações do que eles pediram e aprendendo com os erros apontados.

Aliás, torne o erro o seu aliado! Tire lições de cada um deles e aprenda a não cometê-los novamente! Assim, você vai aperfeiçoando o seu alemão! Lembre-se que, uma vez que o erro está automatizado, é praticamente impossível erradicá-lo.

Para conseguir mais familiaridade com a pronúncia, que tal você incluir na sua playlist no Spotify, no YouTube, no iTunes músicas de bandas alemãs, austríacas, suíças? Procure filmes e séries em alemão no Netflix ou no Amazon! Tente uma abordagem positiva, prazerosa – e você conseguirá absorver melhor os pequenos fracassos que invariavelmente virão.

Viel Erfolg beim Deutschlernen – muito sucesso nos seus estudos de alemão!

Sabine Plattner
Gerente Executiva
Goethe-Zentrum Brasília