biblioA Biblioteca Goethe-Zentrum Brasíllia apresenta aos leitores brasileiros uma coleção atualizada de obras alemãs traduzidas do alemão para o português, visando o intercâmbio cultural. Aos leitores que querem conhecer a literatura alemã são apresentadas obras de renomados escritores mediados pelos tradutores de igual importância. Os tradutores são responsáveis por transmitir a essência da obra aos leitores de outros idiomas.

Iniciaremos uma série de publicações sobre obras alemãs traduzidas no Brasil, com intuito de dar maior visibilidade e garantia de acesso aos que não dominam o idioma alemão.

Vamos falar hoje sobre as obras de Juli Zeh, nascida em Bonn no ano de 1974, Juli é advogada e uma das intelectuais mais influentes da Alemanha contemporânea. Articulista regular do jornal semanal Die Zeit e da revista Stern, ensina literatura na Universidade de Leipzig. Ela estreou na literatura em 2011, com o romance Adler und Engel.

A obra “A menina sem qualidades” (Spieltrieb*), tradução de Marcelo Backes, trata da vida de dois adolescentes transgressores das amarras morais e dos sentidos de compaixão. É uma poética reflexão sobre questões filosóficas como existência, ética e individualidade.

Breve resumo: num cenário de guerra, terrorismo e globalização, dois estudantes nutrem uma obsessiva dependência um do outro. O tabuleiro em que descansam os jogadores dessa partida é o microcosmo de uma escola particular. Ada, uma adolescente desajustada, se dirige, sem consciência….. uma geração presa entre a descrença e a possibilidade…..

zehÉ uma crítica feroz à sociedade contemporânea.

La Vanguardia (Espanha)

 

 

O Goethe-Institut tem o Programa de Fomento à tradução da literatura contemporânea da Alemanha. O programa subvenciona a publicação de livros de autores alemães em outras línguas. Confira aqui a listagem das obras que já foram contempladas no programa e as que estão por serem publicadas neste ano.

Conte-nos se gostou e sugira temas para próximas postagens sobre literatura!  😀

Ana Juliano

Bibliotecária