estudanteÉ com grande satisfação que apresento a parceria com a Biblioteca do Goethe-Institut Rio de Janeiro. Vamos contribuir e compartilhar o Projeto “Autor do Mês” onde será selecionado e apresentado mensalmente um escritor conhecido de língua alemã para ser homenageado e agraciado com uma exposição contando um pouco de sua vida e obra. Além disso, vamos dar dicas de livros e de filmes.

O escritor do mês de fevereiro de 2017 é Erich Kästner, nascido em Dresden em 23 de fevereiro de 1899 e falecido em 26 de julho de 1974 na cidade de Munique. Sua carreira deu início em 1923 e ainda comodownload estudante resolveu ser jornalista e redator. Suas poesias e artigos eram publicados em diversos jornais e revistas, e logo se tornou colaborador de importantes revistas, como: “Die Weltbühne”. Além de escritor, Kästner era roteirista e publicista, escrevia textos para cabarés e poemas satíricos para adultos, mas, seu público alvo continuou sendo as crianças e os jovens. Foi considerado um grande representante da literatura infantojuvenil da Alemanha. A genialidade na escrita faz com que suas obras sejam de fácil compreensão, “…ele introduzia seus “pequenos” leitores à vida prática, deixando-os perceber como a vida realmente é, preparando-os à severidade, trazida pela vida entre seres humanos” Bossmann1.

Suas obras foram traduzidas para vários idiomas e receberam adaptações para o cinema em diversos países. As principais obras infantis de Kästner que receberam adaptação para o cinema são: Emil und die Detektive (Emílio e os detetives), Pünktchen und Anton (Pontinho e Antão), Der 35. Mai (O 35 de Maio), Das fliegende Klassenzimmer (A sala de aula voadora), Emil und die drei Zwillinge (Emílio e os três gêmeos), Das doppelte Lottchen (Cachos e tranças).

1 BOSSMANN, Reinaldo. Erich Kästner – atividade literária em prol do Neo-objetivismo e o Neo-Humanismo. Universidade do Paraná. Disponível em:<http://revistas.ufpr.br/letras/article/download/20020/13202>. Acesso em: 25 fev. 2017.

download (1)Dicas de Livros

  • Der kleine Grenzverkehr, 1938.
  • Emil und die Detektive, 1928.
  • Mein Onkel Franz, 1977
  • Drei Männer im Schnee, 1934
  • Pünktchen und Anton, 1931
  • Erich Kästner: erzählt – Till Eulenspiegel (1938), Münchhausen (1938), Don Quichotte (1956), Die Schildbürger (1956), Gullivers Reisen (1961)
  • Gesammelte Schriften für Erwachsene, Band 5 – Theater
  • Gesammelte Schriften für Erwachsene, Band 1 – Gedichte
  • Als ich ein kleiner Junge war, 1957

download (2)Dicas de Filmes

  • Das fliegende Klassenzimmer
  • Emil und die Detektive

No arquivo em anexo, leia uma biografia completa do autor.

Você encontra no acervo da nossa biblioteca filmes e livros do escritor.
Venha conhecer nossa coleção!

Abraços!

Aninha
Bibliotecária do Goethe-Zentrum Brasília