Olá, pessoal!

Hoje vou compartilhar algo meio pessoal, mas fica como dica para os estudantes de línguas estrangeiras. Como aprender alemão através dos pequenos objetos e ações do cotidiano.

Ando retomando meus estudos de francês e me deparei com várias coisas engraçadas. como diferenças culturais e modos de falar. Só pude notar essas diferenças porque os franceses lidam com os objetos e com as pessoas ao seu redor de uma forma bastante peculiar. Com os alemães isto também é assim, e eu sempre tento incluir essas diferenças nas minhas aulas, para falar para os alunos como são as coisas na Alemanha. As diferenças entre Alemanha X Brasil vão além do 7X1! Apesar de usar essas diferenças em minhas aulas, percebi que não fazia isso ativamente como estudante de uma língua. E não é que as coisas ficam muito mais interessantes?

Vou dar um exemplo, neste espírito de descobrir “como vivem os franceses”, entrei num site de venda de móveis na França, vi os nomes dos objetos, descobri os melhores lugares de compra, foi muito mais fácil de lembrar o nome dos móveis na hora de falar, só porque eu pesquisei na internet. As coisas ficam mais reais e muito mais legais! Afinal, a gente não aprende uma língua para falar no curso, mas para falar no mundo, não é mesmo? E porque não incluir este “mundo” nos seus estudos?

Está aprendendo sobre comida em alemão? Pesquise os supermercados, veja os preços das coisas (se horrorize de achar produtos na Alemanha muito mais baratos, apesar de estar em Euro!), procure receitas típicas, pratos típicos, os melhores restaurantes, horário de funcionamento, as cidades, onde ficam … É tanta coisa legal!!! Nem dá para botar isto tudo num post.

Cada objeto, cada site, cada cidade que você buscar na internet vai contar uma história, um aspecto da cultura e além de você aprender um monte de coisa, pode fazer sua lista de coisas a fazer quando visitar a Alemanha e ainda evitar de pagar micos com as diferenças culturais.

Aqui alguns links legais:

Está aprendendo sobre móveis e casa? Apesar de não ser uma firma alemã, todo alemão que eu conheço compra na IKEA. Veja o site www.ikea.de

Está aprendendo sobre comida? Existem muitos supermercados na Alemanha, mas o Aldi é um dos mais famosos (junto com o Rewe, há uma certa rivalidade Fla x Flu entre os dois): www.aldi.de (você vai descobrir que supermercado vende muito mais do que comida por lá ….)

No Google também é fácil buscar informações – aí é só botar uma palavra chave em alemão + Deutschland (ou outro país de língua alemã).

Exemplo: Rezepte Deutschland

Me conta depois se funcionou?

Bis bald! 🙂

Teresa

Fotos: Colourbox.de