Seja qual for o seu sonho, comece…”

Johann Wolfgang von Goethe

No contexto do Clube de Conversação (Nível B2/C1) do 1º semestre de 2015, realizamos uma unidade em torno da literatura. Inspirados por formatos internacionais de poemas, nós mesmos fizemos poesia e criamos alguns versos – em alemão, é claro. Mas mesmo que você ainda* não entenda os nossos resultados, pode tentar fazer você mesmo com a ajuda das instruções seguintes:

* Talvez seja uma motivação para aprender alemão?

Limericks

Limericks são poemas recreativos de cinco linhas que contam uma pequena história. O esquema de rimas segue o padrão a a b b a – quer dizer: as duas primeiras linhas rimam entre si, as seguintes duas linhas rimam entre si também, e a última linha de novo rima com as duas primeiras. Além disso, Limericks distinguem-se por uma ilustração visualizando o conteúdo do texto. Semelhante ao estilo barroco eles fazem efeito pela unidade de texto e imagem. Os versos os mais antigos provêm da Inglaterra do século XVII.

 

Elfchen (Onzinho)

Elfchen são poemas curtos que consistem de onze palavras distribuídas por cinco linhas. A primeira linha é formada por uma palavra só, a segunda por duas palavras, a terceira por três palavras, a quarta por quatro palavras, e a última linha mais uma vez por uma palavra só. Em conjunto essas são as onze palavras doElfchen.

 

Haiku / Haikai Renga

Haikus ou também Haikai Renga são poemas japoneses ao estilo de pergunta/resposta, cujo caráter específico é criado pelo número de sílabas de cada linha. Esta forma de poema passa pela forma mais curta do mundo; tradicionalmente eles consistem de duas partes. A primeira parte é feita por três linhas (um Haiku como tal): a primeira de cinco sílabas, a segunda de sete sílabas, e a terceira mais uma vez de cinco sílabas só; a segunda parte consiste em duas linhas, cada uma delas de sete sílabas.

– – – – – – –

Limerick

Kommt Kinder, es ist Plätzchenzeit,
Sorgt euch nicht um die Dunkelheit,
Es leuchtet hell das Kerzenlicht,
Doch hoffentlich brennt das Bäumchen nicht.
Kommt schnell, die Schokolade steht bereit!

Elfchen

Sommer
Die Sonne
Es ist heiß
Wir gehen zum Schwimmen
Komm!

Reisen
Das Abenteuer
Die Welt erkunden
Sich selbst neu erfinden
Sensationell!

Haikai Renga

Kölner Karneval,
Lustig, laut und farbenfroh,
Man trinkt zu viel Bier,
Und trägt komische Kleidung,
Viel Musik auf der Straße.