O cinema alemão está bastante vivo! Pelo menos de acordo com o cinéfilo francês Pierre Gras – dando uma perspectiva de fora – que afirma que o cinema alemão se reanimou nos anos noventa. E se analisarmos a realização de filmes como uma atividade abrangente, incluindo aí, participar de produções internacionais e, com isso, manter e apresentar uma cultura do cinema alemão num nível mundial, decididamente faltam contra-argumentos. As variações em gêneros e temas aproveitam todas as dimensões imagináveis – o processamento da história alemã concorre com questões atuais como o amor em todas as cores, a migração, o multiculturalismo, a busca da identidade, a vida urbana, assuntos clássicos como a família, a busca pelo sentido da vida em geral e muito mais.

Nesta “tradição”, cineastas já estabelecidos assim como novatos nesta área encontram o seu lugar na cena atual, e muitas vezes são os filmes realizados sem quase nenhum orçamento que brilham ao lado de produções bem financiadas. Mas o que acham os brasileiros sobre o cinema alemão? Quais são os filmes conhecidos? Perguntamos aos nossos alunos…

O que se vê hoje no cinema alemão é uma produção cinematográfica muito diversificada em se tratando de gêneros e temas abordados. Eu acredito que isso se deve às novas gerações de cineastas e atores que têm contribuído para um cinema mais dinâmico e inovador. Pessoalmente me agradam muito os filmes que promovem uma reflexão social e política, como o “Os Edukadores”, dirigido por Hans Weingarter. Também gostei muito do filme “Oh Boy”, dirigido por Jan Ole Gerster, pela sinceridade com que trata os conflitos pessoais do personagem principal.”

Ana Clara

 

Excelente roteiro! O filme traz uma sucessão de acontecimentos que parecem muito improváveis para a realidade, mas são tão bem costurados pelo roteirista que se transformam numa diversão excelente. No final, o filme ainda faz pensar que os imprevistos mais malucos da nossa vida podem ser excelentes chances de mudança. Vale muito a pena! Muito divertido!”

Ana Cristina sobre o filme alemão “Soul Kitchen”

foto_cinema_vivoCurioso? Vale ressaltar que em Brasília também dá para ter essa experiência: há uma mostra de filmes alemães atrás da outra. Neste ano, depois da exibição do filme Kaddish para um amigo no Festival de Cinema Europeu do evento Semana da Europa, o festival Achtung! Filmes de Berlim no Cine Brasília no fim de maio inaugurou uma série de festividades em torno do jubileu “25 Anos da Unidade Alemã” – que também vai incluir várias apresentações de filmes alemães em outubro. Além disso, lembre-se que cada mês o Goethe-Zentrum Brasília realiza o Happy Hour Cultural apresentando um filme alemão, assim como a Embaixada da Alemanha mensalmente organiza um evento semelhante.