Olá!

Ao aprender um novo idioma, você tem duas escolhas: você pode apenas falá-lo ou pode aproveitar para mergulhar em um mundo de descobertas, fazendo uma imersão na cultura, modo de vida, personalidade dos falantes e até governança do país.

Aqui no Goethe Brasília, nós sempre escolhemos o segundo caminho. Há quase 25 anos, nós trazemos a Alemanha para a capital do Brasil. E levamos isso muito a sério, aplicando o jeito alemão de ser em sala de aula.

E, para continuar contribuindo a transformar a vida dos nossos alunos e das nossas alunas, em tempos de quase pós-pandemia – dedos cruzados para que seja “pós” mesmo! -, tivemos que aprender a ser mais criativos, mas engajados, mais tecnológicos ainda! É claro que planejar atividades coletivas, neste momento, é um desafio todo especial. Por isso, procuramos ouvir você, nosso aluno, nossa aluna, na pesquisa feita em maio, para entender melhor que modelo de curso devemos oferecer no segundo semestre. As respostas nos mostraram uma preferência muito clara do nosso alunado pela continuidade dos cursos live online.

No entanto, cerca de 17 por cento de vocês votaram pela retomada das aulas presenciais. Por isso, neste momento, buscamos soluções técnicas para dar a você a livre escolha de participar da aula presencial ou virtualmente e de decidir isso a cada aula, se assim desejar. Para isso, assistimos a aulas em Berlim, Curitiba, São Paulo, Lima e Quito e trocamos experiências e impressões com professoras e professores de lá. Tivemos a assistência técnica do nosso departamento de TI e de uma empresa especializada em acústica. Aprendemos com a querida equipe da Aliança Francesa. Tivemos inúmeras reuniões da nossa equipe docente para aprendermos a dominar a parte tecnológica.

E a didática, é claro. Pois queremos que, apesar de assistirem à aula em ambientes diferentes, as alunas e os alunos da turma devem manter a sensação de fazer parte de um mesmo grupo e continuar interagindo entre si. A tecnologia ajudará nisso, é claro.

Durante a aula híbrida, a interação entre os alunos presenciais e virtuais será pelo painel digital – aquela TV grande que tem na sala de aula – , enquanto o trabalho for no plenário, e via tablet ou celular do próprio aluno presencial quando os alunos forem para os breakout rooms. Para os alunos virtuais não muda nada em relação às aulas pelo Zoom.

Você, que acompanhou a nossa passagem em tempo recorde das aulas presenciais para as virtuais, em março de 2020, e a evolução que tivemos desde então, sabe que não tememos desafios quando se trata de atender da melhor forma, da forma mais personalizada possível as nossas alunas e os nossos alunos.

Se você tem grandes sonhos para a sua vida, o Goethe Brasília te dá conhecimento linguístico e ferramentas culturais (e até tecnológicas) para realizá-los.

Venha para o Goethe-Zentrum Brasília. Amplifique a sua vida. Fale alemão!

Sabine Plattner
Gerente Executiva
Junho de 2022