Hallo, Leute!

Férias já chegando, todo mundo se preparando para o Natal, as festas em família… por aqui não será diferente e também faremos uma pequena pausa dos textos, recarregaremos as baterias para começar o ano novo com o pé direito!

Na onda da temática de fim de ano, quero contar um pouco sobre o Natal na Alemanha. Não sei se já falei isto aqui, mas sempre preferi viajar para a Alemanha em dezembro – meio polêmico, nem todo mundo gosta de inverno e neve, o tempo nem sempre é favorável à longas caminhadas (pra falar a verdade, nunca me impediu)…. mas tem algo de especial que acontece nesta época do ano que sempre me cativou, algo de mágico, com cheiro de canela, nozes, chocolate e Glühwein, um espírito de amor, alegria e parceria que toma conta das cidades nas feiras de Natal por toda a Alemanha.

Quem acha os alemães sisudos, provavelmente nunca esteve em um Weihnachtsmarkt.  😉

Pra vocês terem uma ideia melhor do que estou falando, procurem no Google Weihnachtsmarkt e vejam as imagens. Não importa se você está numa grande cidade ou num vilarejo, as feiras de Natal são sempre encantadoras, cada canto é claramente pensado com carinho, as cidades se preparam para esta época do ano, como os cariocas se preparam para o carnaval.

As feiras de Natal costumam iniciar no fim de novembro/início de dezembro e algumas vão até a primeira semana de janeiro. Quando neva, e geralmente neva, as feiras ficam ainda mais bonitas, especialmente à noite. Sempre tem algum lugar para crianças pequenas brincarem, bebidas quentes para os adultos e para as crianças, há atividade para todas as idades, música, apresentações, enfeites de Natal incríveis, venda de presentes para o Natal, caixinhas de música de madeira, bolas de enfeite feitas de vidro trabalhado, Lebkuchen (tipo um pão de mel, mas muito mais gostoso), biscoitos, Apfelstrudel, salsichão, cerveja e muito Glühwein.

Glühwein é o pai do nosso quentão, mas me perdoem, muito melhor que a versão brasileira. É uma mistura de vinho com canela e especiarias , servido bem quente. Nas feiras de Natal, você costuma comprar a bebida servida em uma caneca de cerâmica da feira de Natal, sempre se paga um pouco a mais pela caneca, como um depósito, se no final da bebida você não quiser levar a caneca pra casa, basta devolver e pegar o „depósito“ de volta. A ideia é sustentável e fofa, não?! Eu tenho uma coleção dessas canecas aqui em casa! Há até uma versão do Glühwein sem álcool para a criançada, minhas sobrinhas adoram!

O Natal também é marcado pelos pequenos gestos simbólicos na Alemanha- as crianças e os adultos fazem biscoitos em casa e dão de presente, tem o Adventskalender (um calendário que avisa quando será o Natal / dia de advento de Jesus, vale uma googlada, são lindos os calendários) , as músicas, as apresentações de fim de ano… ah, é tanta coisa…

Aí gente, já estou no clima de festas!

Desejo a todos vocês: Frohe Weihnachten und guten Rutsch ins neue Jahr!* Até o ano que vem!

Teresa

*Aqui um pequeno adendo, os alemães desejam uma boa „escorregada“ no ano novo, adoro!!!!
** vocês sabiam que a música „Noite Feliz“ foi composta por um alemão?