Hallo Leute!

O texto de hoje foi inspirado em um aluno que me perguntou o significado de uma palavra em alemão – Knödel – disse que não achou no dicionário, precisava de ajuda ….

Assim como ele, vários alunos se atrapalham com palavras que não são tão facilmente encontradas no dicionário, seja porque elas são alguma comida, festa típica, dialeto regional ou termo técnico.

Pensem bem, mesmo na própria língua materna, não conhecemos todos as palavras! Se alguém me perguntar algum termo técnico da engenharia ou da economia, eu não saberei explicar o que é em português. Por que isso não haveria de acontecer em alemão ou em qualquer língua estrangeira que estamos aprendendo?

Quando se depararem com uma palavra “difícil”, primeiramente, não entrem em pânico – lembrem-se sempre que o estresse atrapalha os estudos ; )

E aqui algumas técnicas para buscar palavras que não estão no dicionário:

  1. Façam uma busca nas imagens do Google – pode ser que não dê certo, mas costuma funcionar em 80% dos casos. A vantagem da busca em imagens é que você ainda auxilia seu cérebro a registrar a informação! Isso é sempre uma dica para quando temos dificuldade de gravar alguma palavra, tente conectar a uma imagem, som, alguma associação sempre ajuda.
  1. Se o termo for técnico, a melhor opção é botar na Wikipédia em alemão e ver a versão em português ou em outra língua que vocês conheçam. A chance de achar o termo correto é muito mais fácil e depois você pode confirmar em dicionário técnicos.
    A dica da Wikipédia também serve para descobrir termos específicos do português, em alemão.
  1. Se sua dúvida for relacionada à pronúncia, vale a pena ir no site do duden.de e ver na parte em Aussprache. O duden.de é apenas em alemão, então para os iniciantes, só a parte de Aussprache vai ser mais acessível, mas para alunos com mais percurso, ele é uma excelente ferramenta de busca.

E aí, já sabe o que é um Knödel? Que tal tentar utilizar as dicas?!

Até a próxima!
Teresa