Hallo, Leute!  🙂

Hoje queria falar sobre uma coisa que volta e meia encuca meus alunos – o gerúndio e o alemão …

Então, pra início de conversa, e guardem esta informação com carinho:

 

NÃO EXISTE GERÚNDIO EM ALEMÃO!

 

Toda vez que você quiser fazer alguma estrutura de frase diferente do que viu em sala, porque acha que vai falar de alguma ação que você ainda está fazendo, ou de uma ação prolongada no tempo, pare tudo e pense, pois NÃO HÁ GERÚNDIO EM ALEMÃO. Isso quer dizer que não há uma estrutura de frase com dois verbos como em português e em inglês do tipo – “eu estou lendo/ estou vendo/ estou escrevendo” / nem “I am doing / I am singing”, etc.

Acho que eu ainda deveria colocar essa frase umas três vezes no texto, para ver se convenço o cérebro de vocês ; ), mas não há necessidade, né?!

Tem uma razão simples para essa insistência do cérebro em procurar gerúndios: a estrutura gramatical do alemão e do português, ou mesmo do inglês, é diferente. Em inglês utilizamos o “« present continuous” » para falar de algo que estamos fazendo, em português utilizamos o gerúndio. É normal tentar replicar estruturas de outras línguas, e muitas vezes isso dá super certo, só que aqui não.

Em alemão, o presente é um presente divino!! Ele serve para falar de algo que estamos fazendo, que iremos fazer ou que fazemos habitualmente – tipo um produto “três em um”, sabe?!

Vou dar uns exemplos para ficar mais claro:

  • Eu jogo futebol.
    Ich spiele Fußball.

  • Eu estou jogando futebol.
    Ich spiele gerade Fußball.

  • Eu vou jogar futebol na sexta-feira.
    Ich spiele am Freitag Fußbal.

  • Eu faço o dever de casa.
    Ich mache die Hausaufgabe.

  • Eu estou fazendo o dever de casa.
    Ich mache gerade die Hausaufgabe.

  • Eu vou fazer o dever de casa na sexta.
    Ich mache am Freitag die Hausaufgabe.

Olha que lindo, que presentão, é só ver o contexto, pra ver se está se contando sobre algo recorrente, que está acontecendo nesse momento ou se está falando sobre planos futuros → mas a estrutura usada é uma só, o Presente. E fiquem de olho aos indicativos de tempo – gerade, oft, immer, am Freitag, etc, são eles que, principalmente, indicarão o contexto.

E antes que eu me esqueça:

Não existe gerúndio em alemão … rs

Espero que tenha ajudado!

Bis bald!
Teresa