Komplett Kafka é a exposição produzida pelo Goethe-Institut para homenagear o autor Franz Kafka, cujo centenário de morte acontece em 2024.  Na exposição de cartazes, o cartunista austríaco Nicolas Mahler ilustra a vida e a obra do mais popular autor de língua alemã de uma forma inimitavelmente espirituosa e pungente.

Franz Kafka não se limitava a escrever prosa, também era apaixonado pelo desenho: “Sabes, eu já fui um grande desenhador”, escreveu meio irónico, meio orgulhoso à sua noiva Felice Bauer, em 1913, sobre as suas ambições artísticas. O seu desenho tinha-lhe dado “mais satisfação do que qualquer outra coisa”.

Nicolas Mahler, nascido em 1969, vive e trabalha como cartunista e ilustrador em Viena. Seus quadrinhos e cartoons aparecem em jornais e revistas como Die ZeitNZZ am SonntagFrankfurter Allgemeine Sonntagszeitung e Titanic. Já recebeu vários prêmios pelo seu extenso trabalho, incluindo o Prêmio Max und Moritz para “Melhor Artista de Quadrinhos de Língua Alemã” em 2010, o Prêmio Literaturhäuser em 2015 e o Prêmio Sondermann em 2019. Mahler é diretor artístico da Escola de Poesia de Viena.

Nessa entrevista de Nicolas Mahler para a revista ZEITGEISTER, o artista aborda temas como cartoons, humor, Kafka e melancolia.

KOMPLETT KAFKA

Aqui você encontra a versão em português dos textos da exposição
2.FRANZ KAFKA 3.MEDO 4.GRAVIDADE 5.QUESTÃO DE ROUPA
6.TUDO ME FAZ REFLETIR 7.POÇO SEM FUNDO 8.QUARTEL-GENERAL DO BARULHO 9.HÁ UM VERME EM ALGUM LUGAR
10.DE TUDO O QUE ESCREVI 11.A METAMORFOSE 12.O PROCESSO 13.O GRANDE RISONHO
14.NENHUM ENCONTRO 15.MUITO PEQUENO 16.DESENHAR KAFKA? 17.ENTRETENIMENTO SEM LIMITES
18.CARTA PARA FELICE 19.DIÁRIOS 20.DIÁRIO 1912