Lucia Moholy -Autorretrato

Lucia Schulz era austríaca, nascida em 18 de janeiro de 1894 e falecida em 1989 na Suíça. Foi professora de alemão e inglês e em 1912 se mudou para a Universidade de Praga onde estudou história da arte e filosofia.

Lucia Schulz atuou como fotógrafa e editora, e publicou literatura expressionista, com postura de anarquista radical sob o pseudônimo de Ulrich Steffen. Tornou-se editora-chefe da editora Rowohlt, em Berlim, em 1920. No ano seguinte se casou com László Moholy-Nagy, artista húngaro, mestre da Bauhaus, e passou a ser conhecida como Lucia Moholy. O casal trabalhou junto durante cinco anos no campo da fotografia experimental na Bauhaus, documentando os espaços interiores e exteriores das instalações da escola, as atividades da comunidade e as produções criativas de seus professores e colegas. Lucia foi mais uma das mulheres que sofreu com a submissão da autoria de suas obras, sendo muito comum aparecer na literatura a autoria das obras apenas a seu marido, Laszlo.

Entre 1925 e 1926, estudou técnicas de fotografia e impressão na Akademie für grafische Künste und Buchgewerbe Leipzig (Academia de Artes Visuais, Leipzig), tornando-se hábil em processos de fotografia e câmara escura. Ela desenvolveu fotogramas, que é uma técnica de fotografia sem câmera onde os objetos são colocados em papel sensível expostos à luz.

Foto de Lucia Moholy

Em 1928, deixou a Bauhaus indo trabalhar com agência de fotografia e esteve representada na exposição Film und Foto da Deutscher Werkbund (Federação Alemã do Trabalho), em Stuttgart, em 1929.

Foto de Lucia Moholy

Em 1933, emigrou via Praga, Viena e Paris para Londres e lá trabalhou como fotógrafa e autora de retratos. Nos anos seguintes, dirigiu documentários para numerosos arquivos importantes e projetos da UNESCO. Se mudou para a Suíça em 1959, onde continuou a trabalhar com publicações de fotografia com foco em crítica e educação artística, e participou de muitas exposições.

No ano de 1948, suas contribuições para o campo da fotografia foram oficialmente reconhecidas quando se tornou membro da Royal Photographic Society da Grã-Bretanha. Se aposentou em 1959, mas passou o resto da vida escrevendo críticas de arte.

Meisterhäuser, Bauhaus Dessau. Foto de Lucia Moholy

Por ocasião do aniversário de 100 anos da Bauhaus em 2019, o Museu Ludwig em Colônia, Alemanha, exibe uma exposição com a história da fotografia da fotógrafa Lúcia Moholy sob a curadoria de Miriam Szwast. Três novas fotografias de Lucia estão sendo exibidas pela primeira vez. A visitação da exposição vai de 12 de outubro de 2019 a 2 de fevereiro de 2020.
Mais informações sobre a exposição:
https://www.museum-ludwig.de/en/exhibitions/lucia-moholy.html

Fontes consultadas:
https://www.bauhaus100.com/the-bauhaus/people/the-bauhaus-entourage/lucia-moholy/
https://www.museum-ludwig.de/en/exhibitions/lucia-moholy.html
https://www.britannica.com/biography/Lucia-Moholy