Lilly Reich-A Designer Modernista

Lilly Reich

 Lilly Reich, nascida em Berlim em 1885, foi mais uma representante do sexo feminino que conseguiu vencer a batalha de estudar e de ingressar em uma escola com tantos colegas homens. Designer e arquiteta, Lilly projetou grandes exposições, móveis e interiores para industriais ricos da Alemanha.

Lilly foi a primeira mulher no conselho de diretores da Deutscher Werkbund (Federação Alemã de Trabalho) em 1912. Neste tempo, ela já morava em Viena e trabalhava na oficina com Josef Hoffmann, como bordadeira industrial.
Em 1925, conheceu o famoso arquiteto Mies van der Rohe tornando-se colaboradora e companheira de vida. Desenvolveram grandes projetos juntos, principalmente de mobiliário. Dentre vários importantes projetos desenvolvidos em conjunto, estão o pavilhão alemão da Exposição Internacional de Barcelona (1929) e a casa Tugendhat, em Brno, na atual República Tcheca (1930). Também criaram peças de design conhecidas e cobiçadas até os dias de hoje, como a Cadeira Barcelona e a Cadeira Brno que são as duas cadeiras mais famosas do mundo.

Cadeira Barcelona – Design de de Lilly Reich e Ludwig Mies van der Rohe

Tanto na cadeira Barcelona como na Brno eles conseguiram de uma forma muito inteligente unir um belo design com conforto, com estofamento em couro, trazendo versatilidade com a estrutura feita em aço.

Mas apesar de ter influenciado e colaborado em tantos projetos, a autoria em muitos casos foi dada apenas à Mies. A Day Bed (um clássico sofá-cama) é um exemplo desta injustiça. A historiadora Christiane Lange descobriu que a primeira versão desta peça foi publicada em 1932 sob a autoria de Lilly Reich.

Haus Lange, Krefeld, vista Nordeste | Projeto de Lilly Reich e Ludwig Mies van der Rohe | Foto: Wilhelm Niemann, 1930

Lilly nunca estudou arquitetura, mas ela praticava, assim como fez com várias disciplinas artísticas, como o design industrial e de moda, onde começou sua carreira. No ano de 1932, Lilly desempenhou um importante papel na Bauhaus quando Rohe a nomeou diretora do departamento de construção e da oficina de tecelagem na Bauhaus de Dessau. Após a guerra (1945-1946), ela ensinou design de interiores e teoria da construção na Universidade de Artes de Berlim. Reich dirigiu um estúdio de arquitetura, design, têxteis e moda em Berlim até sua morte em 1947.

Fontes consultadas:
1 https://www.deutschland.de/pt-br/topic/cultura/as-mulheres-da-bauhaus
2 https://www.dw.com/pt-br/bauhaus-apenas-casas-e-m%C3%B3veis/av-47190874
3 https://www.arquitetasinvisiveis.com/lilly-reich
4 https://www.moma.org/collection/works/3752
Foto: Casa Tugendhat, Brünn, sala de estar e escritório no térreo com parede divisória de ônix dourado e branco | Projeto de Lilly Reich e Ludwig Mies van der Rohe, 1929