REPENSAR AS ATITUDES

Todos os anos, nós produzimos aqui no Goethe Brasília cerca de 20 banners de lona vinílica para divulgação de eventos, cursos, etc. Depois que passa o evento, ou o período de matrículas, ficamos com o material estocado aqui perdendo seu valor de utilização e correndo o risco de ser descartado e ir parar no meio ambiente. A lona vinílica, material com o qual são feitos os banners, demora mais de 400 anos para se decompor naturalmente.

Conscientes da necessidade de criar hábitos sustentáveis, fomos em busca de uma forma de reutilizar o material, transformando-o em algo realmente útil e bonito, e que não fosse ser descartado. Em uma loja de móveis muito estilosa, encontramos uma bolsa feita de lona vinílica que nos inspirou a tentar encontrar uma parceria para produzir ecobags com os nossos banners.

A PARCERIA

Assim começou nosso projeto! Pela internet, tivemos a sorte de encontrar a Associação Mãos que Criam, uma entidade sem fins lucrativos localizada na Cidade Estrutural, formada por costureiras e artesãs da região. A diretora da associação, Marlene, foi extremamente educada e solícita, e nos apresentou a associação e os modelos de bolsas que já foram produzidos por lá.

O objetivo principal da associação é o desenvolvimento da autoestima de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza por meio da combinação de ações educativas, capacitação profissional e de geração de renda sustentável.

A Mãos que Criam realiza diversos trabalhos e desenvolve técnicas e habilidades de corte & costura, patchwork, moda pet, reciclagem e artesanato em geral. O projeto começou há 15 anos com apenas 25 mulheres que buscavam uma oportunidade de sustentar a própria casa com o material retirado do Aterro Sanitário que existe na cidade, transformando o descartável em produtos artesanais. Hoje a Mãos que Criam conta com diversas associadas e com o apoio de parceiros para continuar desenvolver o trabalho de excelência na cidade Estrutural e região.

AS BOLSAS EXCLUSIVAS

Em parceria com a MÃOS QUE CRIAM fizemos alguns esboços e modelos de testes, e desenvolvemos os dois modelos que estamos oferecendo agora, exclusivos, confeccionados especialmente para o Goethe Brasília.

 

 

 

 

MEDIDAS SUSTENTÁVEIS

Visando amenizar o impacto sobre o meio ambiente, tomamos outras medidas sustentáveis dentro do Instituto: Além do reaproveitamento de banners, a redução do uso de copos descartáveis e papel, e redução do consumo de água e de luz nas instalações.
No programa, estão incluídas as seguintes iniciativas:

  • Uso de papel reciclado em todo o material impresso;
  • Redução do número de impressões em papel;
  • Reuso de papel para rascunho;
  • Oferta de copos de papel reciclado para os alunos e visitantes;
  • Substituição de todas as lâmpadas comuns por LEDs;
  • Instalação de torneiras e descargas ecológicas, que controlam o consumo de água;
  • Separação em todas as salas de aula de material reciclável e de lixo comum;
  • Instalação de bicicletário para estimular os alunos e funcionários a se locomover de bicicleta.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Ao usar nossa ecobag, você promove a inclusão social, expande a consciência ambiental, reduz os resíduos da natureza e participa da história do desenvolvimento sustentável. E ainda contribui para a autonomia profissional e geração de renda de mulheres da Cidade Estrutural.

SERVIÇO

Para doar lonas vinílicas, entre em contato com a Associação Mãos que Criam. Telefone (61) 3465-5764.

As nossas bolsas exclusivas vão ser vendidas na Festa de Encerramento, no dia 2 de dezembro, no Goethe Brasília.

Cintia d’Orsi

Coordenadora de Programação Cultural

Goethe-Zentrum Brasília