Hallo!

No dia 5 de março de 2018, o Goethe Brasília comemora 20 anos de existência – e tem muito a comemorar mesmo! O punhado de apenas 6 funcionários que aceitaram o desafio de tocar o barco em 1998 virou um grupo experiente de 18 pessoas que hoje são responsáveis por uma instituição respeitada, conhecida e reconhecida, em Brasília, no Brasil e no “mundo Goethe”.

Nesses 20 anos, mais de 24.000 pessoas passaram pelos nossos cursos de alemão – imagine o tanto de histórias que essas pessoas têm a contar! Sabemos pelo feedback que recebemos que, se a esmagadora maioria dessas pessoas guarda boas lembranças do Goethe Brasília, isso se deve principalmente à equipe de professores, composta hoje por Karen Helena Luedemann (funcionária mais antiga!!!), Marina Gagliardi, Julia Repa, Hermann Schneider, Teresa Cavalcante, Gosia Laqué, Sven Glawion, Luana Pfeffer, Curtis Klaus e Jacqueline Fiuza. Mas as meninas da secretaria – Fernanda Vitorino e Paula Hughes – também contribuem de forma essencial e especialmente engajada a essa história de sucesso.

Sob o comando da Cintia d´Orsi, nossa coordenadora de programação cultural, tivemos centenas de eventos culturais que mostraram ao público brasiliense uma Alemanha moderna, globalizada e multifacetada, em permanente diálogo com os seus parceiros no Brasil e no mundo.

A nossa biblioteca mudou de local três vezes – e mudou sempre para melhor! Graças principalmente ao engajamento da Ana Márcia Juliano, nossa simpática bibliotecária, hoje, a biblioteca é um lugar de estudos e convivência bastante procurado pelos nossos amigos e alunos.

Não poderia deixar de mencionar o nosso querido Delmir Gomes da Silva, um verdadeiro faz-tudo, um cara que não conhece a palavra “não”, e as meninas que cuidam da limpeza do Instituto com assiduidade e carinho, a Maria Vitorino e a Betinha Munhoz.

Tenho o privilégio de acompanhar a história do Goethe Brasília há mais de 20 anos e me sinto feliz e realizada em coordenar essa equipe fantástica.

Mas nada disso seria possível sem o engajamento desinteressado dos associados da Associação Civil Goethe-Zentrum Brasília, sob a Presidência do Prof. Hartmut Günther, que exerce a função desde a fundação, em 1998. Em nome de todos os funcionários, estendo os nossos agradecimentos cordiais a todos os associados.

Viva o nosso Goethe Brasília! Que venham os próximos 20 anos!

Sabine Plattner
Gerente Executiva