Deutsch verbinden

 

É com este lema, que, em tradução livre seria algo como “Alemão Conectado”, a Verein Deutsche Sprache (VDS) celebra no próximo sábado, dia 10/09/2016, o Dia da Língua Alemã. O evento é importante para reforçar os laços entre os germanos-falantes, mostrar a beleza do idioma de Goethe e Schiller e lutar contra a invasão do inglês no dia-a-dia dos alemães, suíços, austríacos, etc.

Segundo o presidente da VDS, Prof. Dr. Walter Krämer, o alemão também é o idioma que liga os países que tem a língua alemã como oficial, à União Europeia. Aliás, o alemão é a língua com o maior número de falantes nativos na União Europeia.

Apesar de ser considerado polêmico, por tentar diminuir a influência inevitável do inglês, o Dia da Língua Alemã vale ser lembrado por nós, já que o idioma alemão é matéria-prima para nosso trabalho. Quem se envolve no aprendizado de alemão vai aos poucos perdendo aquele receio inicial e percebendo que o alemão é uma língua completa, onde você pode expressar tudo através de suas centenas de verbos, e a sonoridade, quando bem pronunciada, nem é tão estranha assim.

Aqui no Goethe-Zentrum Brasília, nós obviamente ensinamos o Hochdeutsch – o alemão padrão. O que é Hochdeutsch e suas origens, também polêmicas, você pode ler aqui neste post do “Quero Aprender Alemão”. O importante é saber que com ele você se vira muito bem em todos os países de língua alemã. Falando nisso, no nosso site você encontra uma página com um slideshow incrível que mostra onde que se fala alemão pelo mundo. Confira aqui.

Danke fürs Lesen und viel Spaß noch!

Cintia d’Orsi