Olá 🙂 ,

Esta semana os professores tiveram um seminário no Goethe-Zentrum Brasilia sobre estratégias de aprendizado. Nós já abordamos um pouco o assunto em outro post, mas gostaria de compartilhar a discussão que tivemos com vocês.

Primeiramente, por que falar de estratégias de aprendizado?

Toda situação na vida é uma chance de aprender algo novo – desde a criança pequena que não consegue abrir um pacote de biscoito e pede ajuda a um adulto ao impasse que muitos têm ao comprar uma passagem de trem em um país novo.

Pensem bem, se todo mundo resolvesse os nossos impasses tudo seria resolvido mais rápido- porém ficaríamos sempre dependentes de alguém fazer por nós. Quando aprendemos uma nova estrutura, adquirimos uma nova ferramenta, nos tornamos mais autônomos e criativos no mundo. Vale a pena o desconforto de quebrar a cabeça e achar outros meios de resolver o problema.

A criança pequena pode não ter força para abrir um pacote de biscoito, mas talvez ela já saiba manusear uma tesoura pequena e resolverá seu impasse até ter força para abrir o pacote de outras formas. A mesma coisa ocorre conosco diariamente. Podemos sempre recorrer a outra estratégia para um mesmo problema.

Você pode utilizar o inglês para comprar a passagem, mas talvez aprenda mais tentando usar as estruturas que a professora ensinou em aula (mesmo que sejam simples).

bahnautomatEntão, a primeira dica quando tiver um impasse é :

  • Respirar fundo, manter a calma e pensar em jeitos de resolver seu problema. Ter calma é, por exemplo, estar na fila para comprar algo em alemão, o atendente não te entender e você respirar fundo e pensar numa forma de se fazer entender (em alemão). As pessoas na fila podem reclamar, o atendente talvez te diga que tem pressa – mas se lembre que os 5 minutos a mais que você vai precisar, será esquecido por eles num piscar de olhos e você ao fim da experiência terá aprendido algo. Não desperdice nenhuma possibilidade de aprendizado

A segunda dica:

  • Não fique traduzindo tudo, utilize as estruturas que os professores te ensinam em aula. Aprenda o “jeito” que as coisas são ditas em alemão. Traduzir costuma trazer mais problemas do que soluções, tente se lembrar das aulas, como vocês aprenderam tal tema, lembrem-se das estruturas de frase. Anote essas frases pela casa.

Terceira dica:

  • Se você esquece constantemente uma palavra em alemão, tente inventar uma história pra ela, faça um poema, uma música, um jogo de palavras. Você com certeza vai aprender mais. Listas de vocabulário não servem pra nada se não vêm acompanhados de uma frase que as contextualizam.


tafelQuarta dica
:

  • Se familiarize mais com a língua (já tratamos disto em outros posts), leia, ouça música, veja filmes, vá a restaurantes de comida típica.

Quinta dica:

  • Leia em voz alta, em frente ao espelho. Leia os exercícios que vocês fazem de dever de casa em voz alta. Isso ajuda a memorizar e é ótimo para a pronúncia.

Sexta dica:

  • Se vocês gostam de escrever, porque não fazer um diário de viagem em alemão? Pode ser que você se surpreenda .

Sétima dica:

  • Divirta-se! Aprendemos muito melhor se juntamos boas sensações com o aprendizado. Chame os amigos, faça um café-da-manhã alemão!

Quais são suas estratégias? Faça uma lista, compartilhe conosco!

Bis bald e um ótimo final de semana para todos!
Teresa