Hallo, Leute!

Acabo de terminar uma aula e me inspirei pra escrever um texto pra vocês sobre como os alemães se cumprimentam. Meus alunos estranharam a seguinte pergunta durante a aula: Küssen Sie sich zur Begrüßung? (Que traduzido daria algo como: vocês se beijam ao se cumprimentar?/ se cumprimentam com beijos?).

A atividade era pra completar lacunas com os verbos de uma lista, e os alunos acharam esquisita essa pergunta, no que eu disse: mas faz todo sentido!

Vou explicar o porquê. No Brasil, tem lugar onde a gente se cumprimenta com um beijo, tem lugar que é um beijo e um abraço, dois beijos, três beijos, um aceno de cabeça, um aperto de mãos… tantas formas!!!

Na Alemanha não tem muita dúvida, ou melhor, na dúvida, estenda a mão, rs. Os alemães não costumam se „tocar“ tanto como os brasileiros, na verdade, os europeus são mais reservados quanto a esse assunto. Eles não abraçam estranhos, nem beijam pessoas que não são próximas. Aqui na França é igual, eles até dão menos a mão para cumprimentar que os alemães. Acho que por isso temos a impressão dos europeus serem mais „frios“. No Brasil a gente se toca, olha pro outro, interage com estranhos com muito mais frequência. Mas pensem bem, às vezes o contato é até demais, né?!

Vou contar uma história pra vocês…

Quando eu tinha 11 anos, fiz um intercâmbio na Alemanha. Fiquei 2 meses morando na casa de uma amiga da minha irmã, que era mais velha. Ela me mostrou a cidade, a escola que eu ia frequentar e disse que iria me apresentar para um vizinho que iria para a mesma sala que eu. Eu cheguei na casa do menino toda animada, me apresentei e fui dando dois beijinhos no menino. Ele ficou vermelho feito um pimentão, sorriso de ponta a ponta, minha amiga riu, e disse que eu ia fazer sucesso na escola desse jeito, provavelmente era o primeiro beijo de uma menina desconhecida que o garoto ganhava na bochecha. Eu fiquei super sem graça e vi a gafe cultural.

Mas como que criança/adolescente se cumprimenta então?! Com aceno de cabeça, um Hallo! Ou com um aperto de mão. Beijo é só para os próximos!

Na dúvida, segurem o impulso!

Até a próxima!
Teresa

Foto: Colourbox.de