A Alemanha é uma das maiores economias do mundo, isso todos nós vemos nas notícias e dados divulgados anualmente. Mas como essa nação de primeiro mundo administra suas políticas de investimento? E, o principal, como isso impacta em sua sociedade?

Na União Europeia, o país é a maior economia; no mundo, está em quarto lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos, a China e o Japão. Essa posição foi conquistada a partir do sucesso de dois setores: indústria e pesquisa.

Base da economia
A indústria é a principal sustentação da economia no país. Responsável por cerca de 30% do faturamento do PIB e empregando 25% da população, as áreas que são mais fortes são a automobilística, máquinas e equipamentos, a indústria química e eletrônica. Agora o governo federal também vem apostando na indústria 4.0 para aumentar ainda mais o faturamento do setor.

Toda a produção industrial é bastante voltada para exportação, o que fez da Alemanha um dos maiores exportadores do mundo.

Inovação
Para garantir essa liderança, cerca de 80 bilhões de euros são investidos anualmente em pesquisa e desenvolvimento, e os cientistas das instituições de pesquisa e escolas superiores alemãs são os terceiros que mais produzem estudos no mundo.

A marca dessas pesquisas é a inovação (as lâmpadas de LED surgiram lá!). No início, a estratégia era atender o potencial de mercado tecnológico, mas desde 2014, a pesquisa de ponta é voltada para a demanda social. Então, atualmente, as mais de 800 instituições estão buscando inovar na economia digital e sociedade, economia sustentável e energia, inovação no universo do trabalho, vida saudável, mobilidade inteligente e defesa e segurança civil.

Impacto direto no mercado de trabalho
A economia em alta causou um efeito dominó positivo, e o mercado de trabalho também foi beneficiado. A Alemanha é o segundo país com a menor taxa de desemprego da União Europeia, e a busca por profissionais qualificados é real, inclusive para estrangeiros. As áreas com mais vagas são as da saúde, engenharia e técnicos em tecnologia da informação.

Mesmo que existam muitas multinacionais por lá, o conhecimento na língua alemã é determinante. A Alemanha é a bola da vez, aproveite as oportunidades e estude alemão no Goethe Brasília!

Fontes consultadas
Forte polo econômico
Ambiciosa pesquisa de ponta
Mercado de trabalho atraente
União Europeia registra taxa mais baixa de desemprego desde 2008