Anni Albers

A artista na oficina de tecelagem da Bauhaus

Anni Albers – Retrato

Considerada uma artista que revolucionou o design têxtil, Annelise Elsa Frieda Fleischmann, de origem judaica, foi mais uma grande mulher que estudou na Bauhaus. Iniciou seus estudos em 1922, como todas as mulheres da época que só viam a oportunidade na Bauhaus através da oficina de tecelagem, ela desempenhou suas atividades com tamanho processo criativo que se tornou chefe da oficina, em 1931.

Um trabalho feito com fios é considerado um ofício; e um trabalho no papel – é visto como arte.
Anni Albers

Anni Albers Preto Branco Vermelho, 1926/1964 algodão e seda 175 × 118 cm Bauhaus–Archiv, Berlin

Com um talento próprio para criar tecidos coloridos e inovadores na tecelagem, ela unia o design industrial ao artesanato para criar sua arte. Ultrapassou os limites da tecelagem, com processos diferentes na fabricação de tecidos, fascinando a todos. Se inspirava nas obras de Josef Albers, seu professor e mais tarde seu marido, e nas pinturas do grandioso Paul Klee. Após o casamento com Josef, se tornou Anni Albers. Seus pais sempre a incentivaram a estudar desenho e pintura, mas ela decidiu ser uma artista através de uma escola de arte que “abraçava” o modernismo. Foi a primeira mulher a receber um diploma da Bauhaus.

A designer têxtil que projetava, experimentava novas técnicas e pesquisava sobre novos materiais, como: fios de metal, crina de cavalo, celofane e fios tradicionais criou tecidos funcionais particularmente para o uso na indústria de produção em massa, ainda inspira muitos designers de moda em todo o mundo. Hoje em dia seus desenhos e técnicas são sempre revisitados e ganham novas versões. Em 1933, após o fechamento da Bauhaus, o marido de Anni foi convidado para lecionar no Black Mountain College, na Carolina do Norte, assim Anni continuou a desenvolver seu têxteis nos Estados Unidos. Em 1944 ela foi contratada para criar um tecido para o Rockefeller Guest House de Nova York. Nesta peça ela usou o chenille de algodão, plástico branco e fio de cobre, um tecido transformado em uma superfície cintilante à noite, totalmente inovador para a época. Anni foi a primeira designer a ter uma exposição individual, em 1949 no Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York.

Anni Albers Carta Aberta, 1958 Algodão 58,4 x 61 cm 1994/04/12

Em 1971, Josef Albers criou uma fundação sem fins lucrativos para promover a visão através da arte. Hoje, a Fundação Josef e Anni Albers, localizada em um belo local de floresta em Bethany, Connecticut, Estados Unidos, tem como missão preservar o acervo de arte e os arquivos da família Albers auxiliando nas pesquisas para curadores de arte, estudantes e público em geral que se interessam pelo legado deixado pelo casal.

Fontes consultadas:
  1. https://www.deutschland.de/pt-br/topic/cultura/as-mulheres-da-bauhaus
  2. https://www.dw.com/pt-br/bauhaus-apenas-casas-e-m%C3%B3veis/av-47190874
  3. https://www.contrado.co.uk/blog/whats-behind-a-name-insight-into-anni-albers-textiles/
  4. https://www.moma.org/collection/works/3752
  5. https://albersfoundation.org/

 

Imagem:
Anni Albers
Tapeçaria, 1925
Fios de lã, seda, chenille e bouclé yarn
236 × 96 cm
Die Neue Sammlung, Munique 364.26