Saber falar alemão melhora as chances de emprego em empresas alemãs no Brasil e em outros países porque ter funcionários com esses conhecimentos coloca empregadores com negócios globais em vantagem em relação a outras empresas.
Na Europa, o alemão é falado como língua materna em mais países e por mais pessoas do que o inglês, o francês, o espanhol e o italiano. Depois do inglês, o alemão é a segunda língua mais importante no mundo nas áreas do comércio, turismo e da diplomacia. Na Europa Central e no Leste Europeu, o alemão é a língua estrangeira mais importante.
Saber comunicar-se em alemão com seus parceiros comerciais de língua alemã melhora a qualidade das negociações e aumenta as chances de de uma comunicação efetiva.
Aprender alemão signifca obter uma ideia da vida, dos anseios e sonhos das pessoas nos países de língua alemã com as suas sociedades multiculturais.
Alemão é a língua de Goethe, Kafka, Mozart, Bach, Beethoven e Hegel. Curtir suas obras na língua original proporciona uma sensação bem mais profunda e impactante do que as obras traduzidas.
A Alemanha concede grande número de bolsas de graduação e pós-graduação no país. Jovens estrangeiros podem conseguir um visto de “working holiday” – esse programa encontra-se na fase da implementação entre o Brasil e a Alemanha -; e para profissionais de várias áreas, há facilidades especiais na obtenção de vistos de trabalho.
Existem acordos de intercâmbio de estudantes do ensino médio e universitários entre a Alemanha e muitos países do mundo.
Quem sabe alemão traz impressões mais profundas e autênticas de suas viagens não somente a países de língua alemão, mas também ao Leste Europeu.
Turistas de países de língua alemã viajam muito e para lugares longínquos; e, estando de férias, gastam muito mais do que turistas de outros países. E eles adoram serem recebidos por pessoas que falam alemão, inclusive guias turísticos.
O alemão é a segunda língua mais importante nas ciências. Com sua contribuição à pesquisa e desenvolvimento, a Alemanha ocupa o terceiro lugar no mundo. Ela cede grande número de bolsas a pesquisadores estrangeiros.
Aprender alemão por puro prazer ou por motivos culturais, profissionais ou políticas. Saber falar alemão é útil em muitas áreas de interesse particular e nos hobbies (história, música, língua, cultura, esportes, pesquisa e ciências.)
Nos últimos 400 anos, muitas pessoas da Europa Central migraram para a América do Sul. Seus descendentes costumam se interessar pelo país e a cultura dos seus avós e bisavós. Quem quer descobrir suas raizes e conhecer a pátria dos antepassados, dificilmente conseguirá fazê-lo sem falar alemão.
Sempre se deve ter um motivo? É simplesmente interessante conhecer línguas estrangeiras.
E por que não tentar mergulhar na variedade das línguas do nosso mundo? Novas línguas ampliam o nosso horizonte.