Autor do Mês – Heinrich Mann
Heinrich Mann (1871 – 1950)
O escritor homenageado no mês de março de 2017 é Ludwig Heinrich Mann, nascido em Lübeck, em 27 de março de 1871 e falecido em 11 de março de 1950 em Santa Mônica, Califórnia, EUA. Filho do senador e abastado comerciante Johann Heinrich Mann e da escritora brasileira Júlia da Silva Bruhns, nascida em Paraty-RJ.
A Família Mann foi certamente a mais famosa família literária da Alemanha, constituída de intelectuais e escritores. Heinrich foi o primeiro da família a abraçar a carreira de escritor, foi um escritor radical em suas obras e em suas posições políticas com grande observação social. O segundo filho a seguir a carreira de escritor foi Thomas Mann, ganhador do Prêmio Nobel de literatura em 1929. A família deixa um grande e valioso legado cultural.
A primeira obra-prima de Heinrich chama-se “Der Untertan” (O Súdito), romance concluído antes do início da guerra, que foi, porém, censurado em 1914 e somente liberado para ser publicado na íntegra em 1919. Uma obra que satiriza a sociedade alemã das décadas anteriores à Primeira Guerra Mundial.
Der Blaue Engel (O Anjo Azul) – 1930, é um filme da fase expressionista / realista alemã produzido pelo diretor Josef von Sternberg, baseado na novela satírica Professor Unrat de Heinrich Mann. Filme premiado em diversos países, considerado uma das obras-primas do cinema alemão até os dias de hoje. Relata a história de um professor de uma pequena cidade do Império Alemão que tiraniza seus alunos por seu moralismo extremo. Apaixona-se por uma cantora de cabaré, indo contra a própria moral por ele pregada. Com isso sente sua vida arruinada. Marlene Dietrich interpreta a cantora do cabaré chamado Anjo Azul.
Você encontra no acervo da nossa biblioteca filmes e livros do escritor, venha conhecer nossa coleção!
Dicas de leitura
- A pequena cidade (Die Kleine Stadt). Edição traduzida para o português por Luiza Ribeiro
- A juventude do Rei Henrique IV (Die Jugend des Königs Henri Quatre). Edição traduzida para o português por Lya Luft
- Der Untertan
- Der Unbekannte und andere Novellen
- Professor Unrat
- Os irmãos Mann: as vidas de Heinrich e Thomas Mann, 1985. Obra traduzida para o português por Raimundo Araújo – Text + Kritik
Abraços! 🙂
Aninha
Bibliotecária Goethe-Zentrum Brasília
Uma casa sem livros é como um quarto sem janelas.
Heinrich Mann