O Festival Cultural Europeu acontece no CCBB Brasília de 10 a 14 de maio 2023 com programação diversa e para público de todas as idades

Evento, com entrada gratuita, reúne música, dança, mostra de cinema, gastronomia e atrações infantis

As atrações musicais e infantis do festival se apresentam no dia 13/05, a partir de 11h30.

A Mostra de Cinema Europeu acontece de 10 a 14 de maio com filmes recentes, inéditos no Brasil e premiados em diversos festivais europeus. Confira aqui a programação do Festival.

 

PROGRAMAÇÃO
13/05 – Atrações Musicais  
12h Espetáculo “Quando a língua dança” com Lara Kadocza e Harald Kugler (Alemanha) A cantora alemã Lara Kadocsa e o violonista Harald Kügler apresentam um repertório diversificado em quatro idiomas: alemão, inglês, espanhol e francês. Além disso, o show inclui interpretações em língua portuguesa de canções famosas de artistas brasileiros, como Tom Jobim, Chico César, Marisa Monte, Rodrigo Amarante e Asa de Águia. O formato intimista, com voz e violão, convida o público a contemplar a linguagem e seus significados através das canções escolhidas, que vão além da compreensão racional. O tema “ÁGUA”, que orienta as atividades da EUNIC Brasília deste ano, também está presente no repertório. Venha descobrir o que as músicas têm a dizer sobre a comunicação e a expressão, mesmo quando as palavras falham.
13h Concerto dos Oceanos com o grupo Mandalum e os Feijões (França, Bélgica, Alemanha, Eslovênia) O grupo musical Mandalum e os Feijões é composto por músicos de quatro nacionalidades diferentes: Alemanha, Bélgica, Eslovênia e França. Eles apresentam o Concerto dos Oceanos, que contará com a participação especial do coral da escola Lycée Français François Mitterrand, localizada em Brasília.

“Mandalum e os Feijões” é um grupo musical que une diferentes estilos musicais, como o clássico, o rock e a world music, com o objetivo de compartilhar valores como fraternidade, paz e celebração. Cada concerto é único e construído de acordo com as necessidades do momento, seguindo o princípio de desenvolvimento da mandala. O grupo prepara-se meticulosamente para cada evento, passando por um período de ensaios e pré-concertos para fundir as personalidades musicais e garantir uma apresentação coesa.

O conjunto artístico é formado por músicos profissionais e semi-profissionais de diferentes nacionalidades, que se dedicam a criar um ambiente festivo e envolvente para o público. Além do concerto, que é seguido regularmente por um baile tradicional, os músicos também promovem encontros com alunos de música e apresentações para públicos deficientes. Venha se encantar com a música e a fraternidade que o Mandalum tem a oferecer.

14h Primož ŠukičGuitarrista (Eslovênia) Primož Sukič é um dos mais dedicados intérpretes de música nova e experimental da Eslovênia, guitarristas excepcionais, que atua como solista e no projeto The Third Guy.

Como artista solo e no projeto The Third Guy, Primož concentra-se na pesquisa artística com base na composição de obras que exploram e confundem as fronteiras entre improvisação, algoritmos de computador programados e composição. Em seu primeiro disco solo, ele apresenta versões focadas e dedicadas de composições de diversos outros artistas.

Não perca a oportunidade de conferir uma amostra da genialidade de Primož Šukič e mergulhar na riqueza cultural eslovena.

14h50 Grupo Folclórico Wisła (Polônia) Fundado em 1928, o “Wisła” é um dos maiores representantes culturais poloneses no mundo, com 95 anos de história e inúmeras participações em festivais no Brasil e no exterior.

Atualmente, o grupo conta com uma equipe de 170 integrantes ativos, distribuídos nas seguintes categorias: infantil, juvenil, adulto, sênior, master, coral e orquestra.

Em julho de 2023, o “Wisła” estará em turnê pela Polônia e Lituânia, apresentando o melhor da cultura polono-brasileira em espetáculos emocionantes e envolventes. Não perca a chance de vivenciar essa experiência única e se encantar com a riqueza cultural do “Wisła”.

15h40 Show de Valter Lobo (Portugal) Valter Lobo é um talentoso músico e autor português que tem conquistado um público cada vez maior tanto em Portugal como no Brasil. Seu primeiro álbum, “Mediterrâneo”, lançado de forma independente, surpreendeu pela autenticidade de suas músicas e poesia, bem como pela sua entrega total e abertura descomprometida durante suas apresentações ao vivo. Músicas como “Oeste”, “Quem me dera”, “Guarda-me esta noite” e “O Governo não sabe nada do nosso amor” consolidaram sua posição como uma referência no cenário independente, seguindo seu caminho com humildade e sem grande projeção midiática, em sintonia com sua personalidade discreta, como um segredo bem guardado. Mesmo assim, já teve a oportunidade de dividir o palco com artistas de renome como Glen Hansard e Scott Matthew. Valter é formado em Direito e trabalha com os Direitos dos Artistas. Em 2021, lançou seu segundo álbum, “Primeira parte de um assalto”.
16h30 Karmento e banda
Show “Alma, tierra y libertad”
(Espanha)
No show da turnê “Alma, tierra y libertad”, Karmento apresentará canções autorais de seus dois álbuns, que combinam folclore, pop e música tradicional espanhola, com letras que retratam histórias atemporais. Seu estilo próprio tem feito com que ela se destaque tanto dentro como fora de seu país. Prova disso é que, em janeiro deste ano, Karmento foi uma das finalistas do Benidorm Fest 2023 com sua música “Quiero y duelo”, competição que garante uma vaga no aclamado festival Eurovision.
17h30 Midsummer (Suécia) Midsummer, um dos maiores eventos tradicionais da Suécia, será a atração final. É com ele que os suecos celebram o solstício de verão, marcando o fim do frio e da escuridão e abrindo caminho para a luz e dias mais alegres. Tradicionalmente, as pessoas se vestem de cores claras e alegres, colhem flores para fazer coroas e enfeitam o Majpole, um mastro erguido para ser o centro da cantoria e dança que animam a celebração.
Nos intervalos entre as atrações musicais, um DJ vai garantir a animação dos presentes.
Classificação: Livre

 

13/05 – Atrações para Crianças
12h40 e 13h50 Contação de histórias com:
Companhia Os BuritiDuração: 20 minutos

Local: Cortejo frente do palco para tenda infantil

Histórias:

  • Pippi nos Mares do Sul – Ingrid Nyman (Suécia)
  • A Menina do Mar – Sophia de Mello Breyner Andresen (Portugal)
  • O Tubarão na Banheira – David Machado (Portugal)
  • O Silêncio das Águas – José Saramago (Portugal)

Desde sua fundação em 1995, a Cia Os Buriti tem se dedicado a produzir espetáculos que unem diferentes linguagens artísticas para todas as idades. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia conta com a participação de sua filha Naira Carneiro e dos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. Ao longo de sua trajetória, a Cia Os Buriti já criou 14 espetáculos autorais, além de desenvolver projetos e pesquisas em arte-educação. Com sede em Brasília, a companhia tem se apresentado em diversas cidades brasileiras e também no exterior, incluindo Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Grécia, Paraguai e Índia, participando de festivais e encontros de teatro, dança e música. A característica marcante do trabalho da Cia Os Buriti é o uso do gesto e do movimento para contar histórias inspiradas na tradição popular de diferentes culturas, unindo a cadência narrativa com uma fisicalidade que quebra as barreiras entre o teatro e a dança. Os espetáculos visam despertar a imaginação de seu público e a Cia Os Buriti também se destaca pela pesquisa e criação de trilhas sonoras originais que são executadas ao vivo.

11h30

 

 

Peça:
Os Garizitos com Teatro SLU nas EscolasDuração: 30 minutos

Local: Tenda infantil

Sabendo que a educação se constitui na mais poderosa de todas as ferramentas de intervenção no mundo para a construção de novos conceitos e, consequentemente, mudança de hábitos, o projeto “Teatro do SLU nas escolas” surge como uma iniciativa de conscientização sobre a importância de realizar a correta separação do lixo. A ideia é implementar essa consciência desde cedo, sendo a escola o ambiente mais propício para tal. Com uma linguagem de fácil entendimento, o projeto Teatro do SLU nas escolas, traz uma proposta de educação totalmente lúdica, de fácil compreensão, para estudantes da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental.
Classificação: livre

Realização:

CCBB – Brasília

Delegação da União Europeia no Brasil e as Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal e Suécia

Aliança Francesa de Brasília, Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes.