Após dois anos ocorrendo de forma remota, a tradicional Mostra de Cinema Europeu retorna ao formato presencial com filmes recentes, inéditos no Brasil e premiados em diversos festivais europeus. A abertura do evento, no dia 10 de maio, conta com a exibição do filme sueco Hilma (2022), criado e dirigido pelo indicado ao Oscar Lasse Hallström, é uma história sobre uma busca inabalável pela verdade sobre a humanidade e o universo em uma época em que os homens ditavam todas as regras.

Confira a programação do Festival:

PROGRAMAÇÃO

10/5 18h30 Hilma

93 min; dir. Lasse Hallström; 2022; Suécia

Classificação 12 anos

 

Hilma é uma obra criada e dirigida pelo indicado ao Oscar, Lasse Hallström. A história é uma busca inabalável pela verdade sobre a humanidade e o universo em uma época em que os homens ditavam todas as regras. O filme explora a vida enigmática de Hilma af Klint (1862-1944), cuja arte não convencional e altamente espiritual permaneceu desconhecida por décadas. Hoje, af Klint é reconhecida como uma das primeiras artistas abstratas do mundo ocidental, uma conquista ainda mais impressionante considerando a cena artística dominada por homens que a cercava.
11/5  

18h30

 

Voando adiante

Er flog voraus – Karl Schwanzer

74 min; dir. Dr. Max Gruber; 2022; Áustria

Classificação Livre

O arquiteto austríaco Karl Schwanzer (1918-1975) já era considerado uma lenda em sua área durante sua vida – e hoje ele é mundialmente famoso sobretudo pela sede da BMW que ele projetou em Munique. O filme biográfico e semidocumentário de Max Gruber mostra Schwanzer como um pioneiro e visionário que entendeu a arquitetura como “poesia materializada” e como um instrumento para fazer as pessoas felizes. Nicholas Ofczarek faz o papel de Schwanzer e interpreta o arquiteto como uma personalidade deslumbrante e uma alma artística apaixonada.
11/5 20h Ailo: a jornada de uma rena

Aïlo: une odyssée en Laponie

86 min; dir. Guillaume Maidatchevsky; 2018; França

Classificação 12 anos

Siga a incrível odisseia de uma rena recém-nascida na Lapônia. Durante a migração de um ano, através de centenas de quilômetros, na imensidão congelada da taiga, pelas florestas aprisionadas no gelo, dos fiordes majestosos aos altos cumes, Ailo cruzará com raposas, lêmingues, linces, águias, carcajus, ursos, lobos, esquilos, alces e até arminhos… amigos e inimigos. Contando com a ajuda de sua mãe para escapar dos muitos predadores e perigos, o pequeno Ailo aprenderá a sobreviver e se tornar uma rena adulta.
12/5 18h30 Uma Caminhada tão longa

Une si longue marche

62 min; dir. Dominique Loreau; 2022; Bélgica –

Classificação Livre

Este filme questiona o encontro conflituoso entre seres humanos e caranguejos chineses, que foram acidentalmente importados para a Europa do Norte e migram todos os anos para nossos rios e riachos poluídos. Tentando contornar os obstáculos criados pelos humanos, eles invadem pequenas cidades ou bloqueiam os filtros de uma usina nuclear.
12/5 20h Riders

Jezdeca

110 min; dir. Dominik Mencej; 2022; Eslovênia

Classificação 16 anos)

Dois amigos de uma pequena vila transformam suas motocicletas em Choppers e embarcam em uma jornada, viajando por sonhos do passado e visões do futuro, em busca de liberdade e amor. Na estrada pela Eslovênia e Croácia, dois países recentemente separados da Iugoslávia, eles são acompanhados por uma jovem fugitiva com um passado misterioso e por um velho motociclista. Valores pessoais são testados e o livre arbítrio é questionado.
13/5 15h Ice Merchants

14 min; dir. João Gonzalez; 2022; Portugal

Classificação livre

Um homem e o seu filho saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
The Voyager

5 min; dir. João Gonzalez; 2017; Portugal

Classificação 12 anos

Um pianista vive numa grande cidade. Confortável na condição de anónimo, isolado da sociedade no seu apartamento num vulgar prédio-dormitório, padece de agorafobia, uma perturbação de ansiedade que o impede de confraternizar com pessoas em espaços públicos. Um dia, acabada a sua medicação, terá de sair à rua, enfrentando os seus medos mais irracionais, e tentando evitar o contato com outras pessoas. Aos poucos, o pianista percebe que não está completamente sozinho e que poderá vencer os seus medos. Esta animação de João Gonzalez aborda um problema social muito recorrente na sociedade moderna, reflexo de uma forma de vida cada vez mais individualizada e menos comunitária.
Nestor

6 min; dir. João Gonzalez; 2019; Portugal

Classificação 12 anos

Nestor, um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos, vive em uma casa flutuante instável que nunca para de oscilar.
13/5 17h30 Eu não quero dançar

I Don’t Wanna Dance

89 min; dir. Flynn Von Kleist; 2021; Países Baixos

Classificação 12 anos

Um aspirante a dançarino adolescente se vê dividido entre sua mãe, cada vez mais destrutiva, e sua própria felicidade. I Don’t Wanna Dance é um filme de drama holandês de 2021 dirigido por Flynn Von Kleist. O filme é baseado nas experiências da vida real do ator principal Yfendo van Praag.
14/5  

15h

 

Os Peppercorns e o Tesouro das profundezas do mar

Die Pfefferkörner und der Schatz der Südsee

94 min; dir. Christian Theede; 2020; Alemanha

Classificação 6 anos

Os Peppercorns têm que lidar com uma máfia internacional do lixo, que não só continua suas maquinações sem ser perturbada, mas também quer pegar os valiosos resultados de pesquisa de uma bióloga marinha. Mas os criminosos fizeram as contas sem os jovens detectives!
14/5 17h30 Alcarràs

120 min; dir. Carla Simón; 2022; Espanha

Classificação 12 anos

Em uma pequena vila da Catalunha, os agricultores da família Solé passam todos os verões juntos colhendo frutas de seu pomar. Mas quando surgem planos para instalar painéis solares e cortar árvores, os membros desse grupo unido enfrentam repentinamente o despejo e a perda de muito mais do que sua casa.