Como parte da programação da XVII Semana da Europa, de 1º de setembro a 2 de outubro ocorrerá uma formação de 40h com a temática “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”. O projeto é voltado para professores de arte da educação básica de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal e artistas locais que comprovadamente tenham iniciativas de formação voltadas a crianças e adolescentes.

Composta por cinco workshops de 20h (4h cada), um seminário internacional e produções individuais, a iniciativa é da EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia), presidida este ano pela Embaixada da Itália, da Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com o Goethe-Zentrum Brasília, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia, Centro Universitário IESB e apoio institucional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Serão disponibilizadas 40 vagas, preenchidas por processo seletivo. Para participar, é preciso que professores e artistas interessados enviem, no período de 20/07/21 a 05/08/21, documento de identificação (Identidade ou Carteira de Habilitação), ficha de inscrição, carta de motivação, currículo com atividades dos últimos 10 anos. Se for professor, enviar declaração da escola comprovando que leciona disciplina de arte naquela instituição e os níveis para os quais leciona e, se for artista, comprovar que dá aulas a crianças e adolescentes e para quais instituições, ateliês etc. O edital completo pode ser acessado no site www.semanadaeuropa.org/edital.

O objetivo é formar multiplicadores em Alfabetização Midiática e Informacional no âmbito das artes, considerando o potencial mobilizador desta disciplina e preparar diretamente educadores e artistas e, indiretamente, famílias, crianças e adolescentes para saberem se relacionar de forma mais crítica (responsável) e criativa com as diversas mensagens que não só eles produzem como recebem diariamente nos diversos meios, no atual contexto de Infodemia.

O projeto possibilita ainda um novo olhar para as tecnologias digitais não apenas como ferramentas, mas como linguagem e estímulo à criatividade artística e autoral, valorizando o diálogo multicultural, o desenvolvimento de produtos ecologicamente sustentáveis, a criticidade e o respeito ao direito à comunicação e aos direitos humanos.

A formação será dada por especialistas nacionais e internacionais que fornecerão subsídios para que os formandos possam desenvolver trabalhos em suas salas de aula e ateliês levando em conta a dimensão da Alfabetização Midiática e Informacional e da Educomunicação.

EUNIC no Brasil e no mundo

A Semana da Europa no Brasil começou em 2005, como um projeto que reunia Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília. Atualmente, é organizada pela EUNIC Brasília, que representa os estados membros da União Europeia e a Delegação da UE, com a participação de dezenas de parceiros locais e internacionais.

A EUNIC é uma plataforma global que reúne os 27 países membros da UE em mais de 90 países do mundo através de uma rede de 125 “clusters”, juntando as experiências dos países membros, dos países associados e dos parceiros locais.

No caso da EUNIC Brasil, os integrantes estão reunidos em clusters, grupos locais de instituições que promovem o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e desenvolvimento local. Existem hoje seis clusters no país – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre.

Em Brasília, a EUNIC é presidida, em 2021, pela Embaixada da Itália, cabendo as duas vice-presidências a Alemanha (Goethe-Zentrum) e a Portugal (Instituto Camões – Centro Cultural Português).

Serviço:

“Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”

Quando: de 1º de setembro a 2 de outubro de 2021

Horário: 9h às 12h50

Onde: Online