Bauhaus 1919-1933
Universos de Ideias | Concepções de Espaços | Visões de Objetos

Período de visitação: 02 a 31 de julho de 2019
Horário: Segunda à sexta, de 9h a 21h
Local: Espaço Cultural Ary Barroso do Sesc Estação 504 Sul

A exposição traz uma seleção de fotografias, documentos, catálogos de venda, obras de arte, textos e filmes que formam um panorama sobre o complexo mundo de idéias da Bauhaus.

Curadora: Jolanthe Kugler

Edifício Bauhaus, Dessau, vista do nordeste,1926. Foto: Lucia Moholy Arquivo da Bauhaus em Berlim © Hattula Moholy, VG Bild-Kunst, Bonn 2019

A Bauhaus ocupa uma posição especial entre as escolas de arte progressistas de sua época. Foi fundada em abril de 1919 por Walter Gropius e surgiu da fusão da Escola de Artes do Grão-Ducado da Saxônia e da Escola de Artes e Ofícios fundada pelo belga Henry van de Velde em 1908. Nela, Gropius pretendia implementar com extraordinária determinação o que há muito tempo já vinha sendo demandado: superar a contradição entre arte e tecnologia e integrar teoria e prática em contato constante com a indústria e a arquitetura. A Bauhaus baseava-se democraticamente no princípio da cooperação. Personalidades artísticas com as mais diversas ideias e concepções reuniam-se ali numa “discordância produtiva”. Professores e alunos, mestres de ofício e mestres da forma (mentores artísticos) agiam em livre intercâmbio. Concebida como um organismo social completo, a Bauhaus buscava a unidade do método de ensino e do sistema de produção, o estilo de vida ou design social em vez do design do objeto, a cunhagem de um novo ser humano em vez de um programa pedagógico. A Bauhaus, portanto, era não apenas uma escola, mas, ao mesmo tempo, unidade de produção, laboratório de pesquisa, uma ideia e um conceito de vida. E, além disso, um dos grandes experimentos da Modernidade, que até hoje não perdeu nada de seu fascínio e de sua força de inspiração.

Por ocasião de seu aniversário de 100 anos, esse laboratório de pesquisa está sendo homenageado com várias exposições, simpósios, publicações e apresentações teatrais. Não apenas na Alemanha, mas no mundo inteiro, pois mesmo que tenha sido fundada em Weimar por um arquiteto alemão, a Bauhaus desde seu início não foi um fenômeno alemão. Ela foi criada por mestres e aprendizes de 29 países, por influências culturais de toda a Europa e outras partes do mundo. Suas ideias, seja no setor de artes plásticas ou aplicadas, do design, da arquitetura, bem como da pedagogia, disseminaram-se com a emigração de seus mestres e aprendizes para todo o mundo após seu fechamento em 1933.

Com uma seleção de fotografias, documentos, catálogos de venda, obras de arte, textos e filmes, a exposição Bauhaus 1919-1933. Universos de ideias, concepções de espaços, visões de objetos fornece uma visão do multifacetado universo de ideias da Bauhaus, tornando-o, com a instalação interativa Virtual Bauhaus desenvolvida pelo Goethe-Institut Boston, vivo e tangível para o visitante.