Kölle Alaaf!!!!
Carnaval na Alemanha – A quinta Temporada
O Carnaval sempre começa na Alemanha no dia 11/11 às 11h11 com o grito de Carnaval. Porém a folia só começa na Primavera do ano seguinte, na semana antes da Quaresma. Da “quinta-feira suja” até a quarta-feira de Cinzas, o Carnaval é celebrado de forma divertida e colorida como o confete que se espalha pelas ruas. Os destaques são os grandes desfiles de rua que acontecem na segunda-feira em diferentes cidades e são acompanhados por milhares de foliões fantasiados.
Nas regiões da Alemanha o Carnaval é celebrado de muitas maneiras diferentes. Enquanto que em algumas regiões, foliões fantasiados de bobo-da-corte pulam Carnaval pelas ruas lotadas, em
outras partes da Alemanha se celebra o Carnaval no máximo em escolas e jardins de infância. Carnaval – também chamado de Fastnacht ou Fasching – é comemorado principalmente na região da Renânia, de Nordrhein-Westfalen (Renânia do Norte-Vestfália) até Rheinland-Pfalz (Renânia-Palatinado), e em regiões de predominância católica no sul da Alemanha.
Várias tradições carnavalescas se manifestam em diferentes regiões da Alemanha. Porém elas se diferenciam principalmente entre o Fastnacht suábio-alemânico, que ainda está fortemente ligado às tradições medievais, e o pomposo e alegre Carnaval renano. A fronteira cultural entre o Fastnacht e o Carnaval renano é mais ou menos na linha do rio Meno (Main).
Enquanto que os foliões do sul usam máscaras de madeira bizarras e vagam pelas ruas fantasiados de figuras ancestrais como bruxas, no Carnaval da Renânia as foliãs usam as tradicionais fantasias de Tanzmariechen, e as tradicionais figuras dos Buettenredner zombam da política. As cidades de maior folia do Carnaval na Renânia são Mainz, Colônia, Dusseldorf e Bonn.
O Fastnacht suábio-alemânico e o Carnaval renano receberam em dezembro de 2014 o título de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.
Tanzmariechen ou Funkenmariechen |
Algo parecido com a baliza de banda militar, é uma fantasia tradicional do Carnaval da Alemanha que pode aparecer individualmente, com um parceiro de coreografia (Tanzoffizier) ou em blocos, e dançam marchinhas tradicionais ou a polca. |
Buettenredner |
Fantasiado de bobo da corte ou de outra fantasia qualquer, o Buettenredner, tradicional figura em bailes de Carnaval na Alemanha, faz “discursos” irônicos e rimados em dialeto local por detrás de um púlpito especial (geralmente sob a forma de um barril), e muitas vezes debocha da situação política. |