Ao longo de 18 anos de ensino da língua alemã na capital federal, o Goethe-Zentrum Brasília foi responsável pela formação de uma multidão de alunos. Sabemos que quem se formou conosco alcançou crescimento pessoal e profissional graças aos conhecimentos que o domínio do idioma trouxe.

Buscamos excelência em todas as áreas que envolvem o aprendizado: cursos, programação cultural e biblioteca. E dando continuidade ao espírito de sempre oferecer aos nossos alunos o que há de melhor, nada mais oportuno do que comemorar a chegada do Goethe-Zentrum Brasília à maioridade lançando uma página na internet mais atraente, moderna, interativa e fácil de navegar. Este é o nosso presente a vocês, que fazem parte do nosso sucesso!

A anatomia do site

O site foi construído como portal, ou seja, grandes temas são oferecidos, com subtemas associados. É como uma árvore com galhos, ramos e folhas.  Isso torna mais fácil ao visitante se situar e consumir o conteúdo. O design celebra a amizade entre Brasil-Alemanha, com uma ilustração inspirada em livros didáticos de línguas, que ambienta um encontro entre os países, tanto de seus legados quanto de suas pessoas.

Contratamos uma empresa especializada para elaborar um site que estivesse de acordo com as principais tendências mundiais. Jorge Verlindo, responsável por este belo trabalho, ao lado de Halian Vilela, desenvolveu a página para ser um hub que alia cultura e oferta de ensino da língua alemã.

Por ter um volume de conteúdo considerável, o site foi pensado para oferecer de maneira organizada os serviços do Instituto, bem como temas do legado e importância da cultura alemã. As seções foram projetadas para facilitar o acesso do visitante, dando uma visão geral do funcionamento, e para inspirá-lo durante a navegação.

Destaques

Os destaques do site são para as seções “Cursos e exames”, “Cultura” e “Por que estudar alemão”. Em “Cursos e exames”, a Verlindo Inteligência em Comunicação trabalhou no design das tabelas de informação, que normalmente são um desafio para escolas de línguas, e na estratégia de conteúdo para torná-los amigáveis e fáceis de assimilar.

Já no menu “Cultura” foi desenvolvido um espaço próprio, estilo blog, para que os amantes da cultura alemã possam checar os eventos e se aprofundar no conteúdo das atrações. A empresa desenvolveu ainda a área “Por que alemão” juntamente com a equipe do Goethe-Zentrum Brasília, com o objetivo de inspirar os interessados e destacar a importância e relevância da cultura alemã no mundo.

Para se chegar ao resultado final, Jorge Verlindo analisou concorrentes e expoentes do mercado de cursos de línguas e instituições culturais para mapear os pontos fortes e fracos. Também fizeram entrevistas com alunos de línguas para entender suas necessidades quando buscam um curso, e a ‘tensão’ do segmento, que basicamente é: estudar línguas pode ser complicado.

Após esse mapeamento, o site foi estruturado sobre alguns pilares:

  • Comunicar o legado da cultura alemã e as oportunidades inerentes a quem fala alemão;
  • Ser amigável com o visitante e transmitir a mensagem de que alemão é uma língua não só possível, como entusiasmante e que conecta pessoas com o mundo;
  • Oferecer serviços de maneira clara e objetiva, facilitando o acesso do visitante.

Espero que gostem!

Sabine Plattner
Gerente Executiva
Goethe-Zentrum Brasília

—-
FOTO: Camila Lima