feat. Markus Stockhausen, Enrique Diaz, Christian Thomé

Show

Embaixada da Alemanha e Goethe-Zentrum Brasília trazem à Brasília, com apoio do Clube do Choro, a banda WORLD JAZZ TRIO – TURNÊ CHILE & BRASIL, apresentando o trompetista alemão MARKUS STOCKHAUSEN, o percussionista alemão CHRISTIAN THOMÉ e o baixista chileno ENRIQUE DIAZ, tocando no dia 12 de dezembro no Clube do Choro ritmos como jazz, latin-jazz, swing e folk.

O trio cria suas performances a partir da improvisação, elaborando propostas musicais baseadas em harmonias e ritmos de jazz, estendendo-se à manifestações de raízes latinas ou profundidades sonoras de estados reflexivos e o súbito aparecimento de ritmos contemporâneos, fundindo sequências de swing, jazz e folclore latino.

Este universo sonoro é acompanhado de efeitos eletrônicos, fazendo com que o trio realize a criação e a improvisação intuitivamente, condicionamento este que os músicos desenvolveram ao longo dos anos em diferentes cenários e projetos, tais como: EtnoJazz Ritual (Enrique Diaz, Gira Alemanha, 1999-2004), Música Intuitiva (Enrique Diaz – Markus Stockhausen, Colônia, Alemanha, 1995 – 2004), Trio improvisação (Diaz, Stockhausen, Heral, Bonn, Alemanha, 2004), Stockhausen Concerto Diaz, Boumann (Chile, 2007), Art Simultânea (Enrique Diaz, Uta Maria Stang (Pintura), Cristian Vila e Marton Hopenhayn (Filosofia), La Serena, (Chile, 2012), Duo Enrique Diaz, James Saunders (Dance) (Alemanha, 2000), entre outros.

MARKUS STOCKHAUSEN

Trompete – Efeitos Especiais

Filho do famoso compositor alemão Karlheins Stockhausen, músico de ampla trajetória com extensa experiência com produção de gravações nos selos: ECM, ACOUSTIC-MUSIC, CMP, Enya e AKTIVRAUM. Tocou com músicos americanos, como o baixista Gary Peacok, o pianista alemão Rainer Brüninghaus, o húngaro virtuoso da guitarra Ferenc Snétberger, o baixista norueguês Arild Andersen, o percussionista francês Patrice Heral, o baixista chileno Enrique Diaz, entre outros.

CHRISTIAN THOMÉ

Bateria – Percussão – Eletrônicos

Christian Thomé começou a tocar bateria aos 14 anos, mas desde os 6 já estudava clarineta e piano. Nascido em 1970, cresceu em Düsseldorf, Alemanha, tocando vários tipos de música desde pop, rock e fusion até swing. Em 1991 foi para Arnhem, Holanda, para frequentar o Instituto de Artes de Arnhem, onde estudou com Joop van Erven e René Creemers. Durante este tempo ele liderou suas próprias bandas e consolidou suas habilidades em composição e arranjo. Em 1997 mudou-se para Colônia, na Alemanha, e desde então se tornou um dos bateristas mais solicitados na cena internacional de jazz / new music contemporânea.

ENRIQUE DIAZ

Baixo – Efeitos Especiais

Iniciou seus estudos musicais na Universidade do Chile La Serena sob a orientação do professor Jorge Peña Hen, em seguida estudou na Escola de Música da Universidade do Chile. Foi membro da Orquestra Sinfônica do Chile durante 8 anos, paralelamente tocou com o grupo Mantram, la Hebra e com o professor Guillermo Rifo. Gravou muitas produções na Alemanha (JHM; Acousticmusic-Aktivraum, etc.), também para filmes e dança contemporânea. Tem realizado concertos e turnês pela Europa, África e América do Sul. Já tocou com o saxofonista americano Charlie Mariano, Markus Sockhausen, com o pianista espanhol Chano Domingues, o guitarrista belga Philip Catherine, duetos com Arild Andersen ou sessões com Glen Moore (Oregon) etc.