Mundo Digital, Arte e Educação: A Importância do Senso Crítico no Contexto da Infodemia

“Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte” é tema de seminário internacional promovido pela Semana da Europa 2021 com a presença de especialistas brasileiros e europeus 

A XVII Semana da Europa promove, nos dias 21 e 22 de setembro, o Seminário Internacional “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte”. O evento terá  a participação de especialistas em Alfabetização Midiática e Informacional do Brasil, da Alemanha, da Bélgica, da Eslovênia, da Finlândia, da França, da Itália, de Portugal e da Suécia. A transmissão será on-line e gratuita pelo canal do YouTube da Semana da Europa.

O projeto “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O Papel da Arte” foi selecionado no ano passado no âmbito do edital internacional “EUNIC cluster fund call for proposal 2020”  e é realizado pela EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia), presidida este ano pela Embaixada da Itália, e pela Delegação da União Europeia no Brasil.

Com o aumento da circulação de informações no mundo, vem o grande desafio do desenvolvimento do senso crítico, já que o contexto de infodemia é caracterizado pela dificuldade em encontrar fontes e orientações confiáveis, discernir o que é informação do que é desinformação, fato de opinião, com consequências em todas as áreas. Nesse cenário, a educação midiática se torna uma ferramenta fundamental para promover uma sociedade mais consciente.

Confira aqui a programação.

Veja neste link quem são os palestrantes do Seminário Internacional.

Realização: EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com: Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia;  Centro Universitário IESB; Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília.

Coordenação e Curadoria: Cristiane Parente – Iandé Comunicação e Educação; IESB; FAC/UnB

Comunicação: Diana Leiko – Atelier Comunicação Personalizada

Produção: Cristiane Parente e Vanessa Medrado

Produção Executiva: Vanessa Medrado

Técnica – Seminário Internacional: Produssa

Técnica – Workshops Nacionais:  Juliano B. Prettz

Curadoria: Cristiane Parente, Daniella Goulart, Dione Oliveira Moura, Mariana Lopes e Rafiza Varão

E-book (Orgs): Cristiane Parente, Daniella Goulart, Dione Oliveira Moura e Rafiza Varão

Apoio Institucional: SOS Imprensa (FAC/UnB); Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI); Laboratório de Educação, Linguagem e Arte do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (LELA/CEAD/UDESC

Evento gratuito

*Haverá tradução simultânea (inglês/ português) e os participantes poderão interagir via chat.